Zona Industrial projeta-se como “polo de futuro” no lançamento do Guia de Apoio ao Investidor

“Revisão no Plano Diretor” e “centrais fotovoltaicas” são apostas para o futuro que se somam aos cerca de 30 hectares de terrenos disponíveis para concessão, ao aeródromo e ao gasoduto já instalados na Zona Industrial da Feiteira, segundo afirmou Leopoldo Rodrigues ao lançar o guia que pretende captar investidores nacionais e estrangeiros.

O guia Invest CB foi lançado pela Câmara Municipal em um breve evento dedicado aos empresários e à comunicação social na última terça-feira, dia 09 de abril, na Zona Industrial de Castelo Branco. O documento pretende facilitar o acesso a informações sobre as oportunidades e os apoios ao investimento e, assim, captar mais investidores para o município.

Presidente da Câmara anuncia a revisão do PMD para disponibilizar 150 hectares a investidores na zona próxima ao aeródromo. Foto: CB Notícias

Concessão de Terrenos para Investimento

A principal aposta de Leopoldo Rodrigues, Presidente da Câmara, é a concessão de terrenos municipais para investimento. Segundo o autarca, “a zona próxima ao aeródromo municipal pode ser um excelente polo industrial e um polo industrial de futuro e de excelência pela sua localização próxima ao aeródromo municipal, à linha do comboio e à A23, que possibilita o transporte, seja para o litoral, seja para a Europa a partir de Castelo Branco”.

A zona próxima ao aeródromo tem mais 150 hectares contíguos ao aeródromo municipal que dependem da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM). Leopoldo Rodrigues diz que está “a trabalhar para o futuro”, ao tentar tornar estes terrenos afectos à indústria. A revisão PDM, documento que gere o desenvolvimento territorial do município, “é um processo que está em desenvolvimento e não se concretizará a muito curto prazo”.

Também próximo ao Aeródromo Municipal está a ser construído um conjunto de centrais fotovoltaicas, segundo o autarca. Em breve, será disponibilizada energia verde a aqueles que quiserem investir, além do gasoduto que passa pela zona.

Para realizar o procedimento de atribuição de lotes municipais para investimento, os empresários devem procurar o Balcão do Investidor e apresentar a Manifestação de Interesse. O investidor entra em contacto, o processo é analisado e é oferecido um lote, se ratificado pelo Presidente. Os prazos de aprovação dos projetos e das emissões de licenças variam de dois a oito dias e a apreciação do projeto tem o custo de 140,90 €.

Patrícia Coelho destaca as indústrias agroalimentar, do frio, aeronáutica e de IT como os principais agentes económicos do concelho. Foto: CB Notícias

Guia de Apoio ao Investidor

O Guia de Apoio ao Investidor apresenta informações demográficas, factos históricos e perfil socio-económico do município de Castelo Branco, que se destaca por ser o 10° melhor município para realizar negócios na zona centro e o 13º concelho com mais PMEs do país.

Realizou-se um estudo do sector económico do concelho para a elaboração do documento destinado aos investidores. Com base nos dados levantados, a vereadora Patrícia Coelho cita que as indústrias agroalimentar, do frio, aeronáutica e sobretudo as de tecnologia da informação (IT) são os principais atores do ecossistema empresarial do município.

Como atrativos, o guia aponta os centros logísticos de Castelo Branco, com acessos rodoviários, pela A23 e futuramente à Espanha pela IC 31, ferroviários e aéreos, através do Aeródromo Municipal que simplificam as transações comerciais na área de comércio livre da União Europeia.

O município oferece incentivos fiscais como através da diminuição e da isenção de impostos, como IMI, IRC, IMT e Derrama. Patrícia Coelho refere também a existência de apoio à família e à cultura.

O guia Invest CB estará disponível no site do município cm-castelobranco.pt.

Regulamento de Apoio ao Investimento

O Guia de Apoio ao Investidor foi feito a partir de um diagnóstico do setor económico de Castelo Branco que servirá de base para o regulamento de apoio ao investimento. O Presidente da Câmara afirmou que haverá reunião em breve para construir regulamento de apoio ao investimento em conjunto com os investidores presentes na zona industrial do concelho.

Os empresários de Castelo Branco foram convidados a responder a um inquérito sobre a realidade dos setores locais. A câmara pretende compreender as necessidades e demandas dos investidores locais para desenvolver propostas de atração e promoção dos investimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *