A primeira campanha de vacinação gratuita contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) iniciou na terça-feira, 15 de outubro, na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) com seis bebés a serem vacinados nos serviços de obstetrícia e pediatria neste dia. A campanha pretende imunizar cerca de 62 mil crianças através das maternidades dos setores público, privado e social do país.
Com foco em prevenir casos graves e hospitalizações por VSR, a campanha visa proteger crianças do nascimento aos 8 meses. Serão vacinadas crianças nascidas entre 15 de outubro de 2024 e 31 de março de 2025, assim como aquelas nascidas entre 1 de agosto e 14 de outubro de 2024. Crianças com risco acrescido também estão incluídas.
A vacinação será realizada em maternidades e nos centros de saúde. Desde o início do ano, cerca de 380 bebés nasceram na maternidade da ULSCB e aproximadamente cem deles, nascidos a partir de 1 de agosto, serão convocados para a vacinação.
O VSR é uma causa comum de infeção em crianças, especialmente durante o outono e inverno, coincidindo com outros vírus respiratórios e gastrointestinais, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Potencialmente fatal, o vírus pode sobreviver por várias horas nas mãos ou objetos contaminados, sendo muito comum a transmissão entre irmãos e pode provocar doença respiratória, afetando principalmente bebés, crianças e idosos, alertou a ULSCB em comunicado.
A transmissão ocorre por contato com secreções infectadas, através do nariz, olhos ou boca, e o período de incubação varia entre dois e oito dias. Os sintomas incluem tosse, pieira, dificuldade em respirar, prostração, febre e diminuição do apetite.