A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, EPE (ULSCB) adquiriu 13 viaturas elétricas destinadas à prestação de cuidados domiciliários dos Centros de Saúde de Penamacor, Idanha-A-Nova, Alcains, Castelo Branco (São Tiago e São Miguel), Vila Velha de Rodão, Proença-A-Nova, Sertã e Oleiros. A 14ª viatura destina-se à Equipa Comunitária de Saúde Mental criada no ano passado, informou a entidade em comunicado esta manhã, 10 de julho.
Todos os Centros de Saúde da área geográfica da ULSCB receberam as viaturas necessárias para apoiar a prestação de cuidados no domicílio e vão servir para a deslocação dos profissionais de saúde, médicos e enfermeiros, aos domicílios dos utentes, seja para cuidados preventivos ou curativos.
Segundo a ULSCB, o investimento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) responde às assimetrias regionais e locais, alargando a resposta dos Cuidados de Saúde Primários às necessidades de saúde da população na proximidade de todos os concelhos da área geográfica da ULSCB.
Às viaturas auxiliam a intervenção nas populações de maior risco e fomenta a desinstitucionalização e os cuidados ambulatórios em todas as freguesias de todos os concelhos da ULSCB, considerados territórios do interior e de baixa densidade populacional.
“Disponibilizar viaturas para apoio à prestação de cuidados no domicílio nos Centros de Saúde” é uma das medidas do projeto do PRR, financiado em 516 mil euros. O programa inclui também a criação de equipas comunitárias de saúde mental (ECSM) para adultos, crianças e adolescentes.
O Presidente do Conselho de Administração da ULSCB, José Nunes, afirmou que no presente momento está a decorrer o processo de aquisição de mais cinco viaturas elétricas. Estas destinam-se às quatro Unidades de Cuidados Continuados Integrados (UCC), criadas recentemente, e para a Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos, segundo comunicado.
Também as Unidades de Saúde Familiar (USF) vão receber uma viatura elétrica para apoio nas atividades na comunidade, avançou a ULSCB.
O Conselho de Administração considera este investimento um passo significativo para o reforço da prestação de cuidados de proximidade, manifestando assim a sua enorme satisfação pelo cumprimento de mais um dos vários objetivos estratégicos do seu mandato, informou a nota.