Nesta sexta-feira, dia 20 de setembro, os transportes públicos são gratuitos e há corte de trânsito na zona da Devesa e próximo às escolas albicastrenses e alcainenses. A iniciativa, integrada à Semana Europeia da Mobilidade, incentiva hábitos alinhados a uma cultura de mobilidade urbana mais sustentável.
A iniciativa visa sensibilizar a população para os impactos negativos do uso excessivo de automóveis nas cidades e promover a adoção de modos de transporte mais sustentáveis, como o uso do transporte público, da bicicleta, dos trajetos feitos a pé ou outros meios de transporte compartilhado.
Das 8h às 20h, haverá corte de trânsito nas proximidades da Praça do Município, precisamente na Avenida Nuno Álvares até à Rua Cardeal da Mota, na Rua Senhora da Piedade e na Rua Cadetes de Toledo.
Das 9h30 às 13h, as zonas sem tráfego automóvel são a Rua Conselheiro de Albuquerque, entre a Rua Pedro da Fonseca e a Rua dos Combatentes da Grande Guerra; a Rua O Raposinho; a Rua Dr. Alfredo da Mota e Avenida das Palmeiras, entre a Rua São Miguel das Palmeiras e o acesso à EB1.
Em Alcains, as vias encerram-se também das 9h30 às 13h, no acesso à escola básica e secundária, na Rua José Sanches Lopes, e no acesso à escola básica do 1º Ciclo e ao jardim de infância, na Rua João de Deus.
Dentro da programação, promovida pelo Município de Castelo Branco em parceria com associações albicastrenses, decorre a caminhada da Associação de Profissionais de Educação Física de Castelo Branco, junto à lagoa na zona de lazer, às 19h15.
No sábado, dia 21 de setembro, o programa da Semana Europeia da Mobilidade encerra-se com atividades de ciclismo durante a manhã em Póvoa de Rio de Moinhos e na Zona de Lazer de Castelo Branco.
Celebrado anualmente no dia 22 de setembro, este ano optou-se por realizar a ação em Castelo Branco na sexta-feira, dia 20 de setembro por ser dia útil, com o intuito de causar um impacto maior, explicou o vice-presidente durante a abertura da Semana Europeia da Mobilidade.