Torneio Medieval e arraial celebram 810 anos do Foral de Castelo Branco

Neste fim de semana, 4 e 5 de outubro, ergue-se um arraial medieval em comemoração ao Foral de Castelo Branco no recinto de Nossa Senhora de Mércoles, com acampamento, antigos ofícios, animação e torneio de cavalaria.

Pela primeira vez, realiza-se o I Torneio a Cavalo de Castelo Branco, uma competição medieval de cavalaria por diversão, popular nos séculos XII ao XVI. A organização do torneio está a cargo dos Cavaleiros & Falcoeiros de Ribadouro, que têm ganho vários torneios internacionais e realizado edições em Portugal e no estrangeiro.

As comemorações homenageiam a história da cidade e a figura do Mestre Pedro Alvito, mestre templário dos Três Reinos, Portugal, Castela e Leão, que concedeu o primeiro foral a Castelo Branco em 1214. 

No sábado, 5 de outubro, o Cortejo Medieval percorre as imediações da ermida antes da missa em honra de Mestre Pedro Alvito, marcada para às 15h. A seguir, abre-se o terreno dedicado ao combate de cavalaria, a liça.

A animação é garantida pelos grupos Trotto Saltarelo, Espadas de Santa Maria da Feira, Hoste de São Mamede e Espadas de Santa Maria do Castelo.

A Associação de Defesa do Ambiente e Património “Outrem” promove as Comemorações do Foral de Castelo Branco com o objetivo de dar a conhecer as origens da cidade e promover Castelo Branco.

A organização tem o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco, da Junta de Freguesia de Castelo Branco, da Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém (OPCTJ), da RVJ Editores e da Diocese de Portalegre e Castelo Branco – Paróquia de S. Miguel da Sé.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *