Sistema agroalimentar local no centro das “Conversas no Mercado” Municipal

Começa hoje as “Conversas no MERCADO, Construindo Sistemas Alimentares Sustentáveis” do Projeto Fusilli. O Mercado Municipal de Castelo Branco acolhe no hall principal três sessões de discussão entre produtores e consumidores locais, às 15h e às 17h nesta segunda-feira, 01 de julho, e às 16h30, na próxima semana, 08 de julho.

A iniciativa desafia a comunidade a conversar “de forma intuitiva e descontraída” sobre os “desafios e as oportunidades nos circuitos curtos agroalimentares”, as “necessidades dos produtores e consumidores locais” e construir soluções que respondam a essas mesmas, além de formular “propostas para uma estratégia de promoção de alimentação adequada para todos”.

O objetivo principal, segundo a InovCluster, é promover a discussão de ideias para “promover a sustentabilidade, preservar o património alimentar local e fomentar a alimentação adequada” diretamente com a comunidade.

No dia 1, às 15h, a sessão será dedicada a produtores e, às 17h, a consumidores e outros agentes. No dia 8, às 16h30, pretende-se apresentar e debater o resultado destas duas sessões a todo o público-alvo da iniciativa.

“Cada encontro será uma oportunidade para compartilhar conhecimentos, debater ideias e colaborar na construção de soluções práticas e inovadoras”, segundo a Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro (InovCluster).

Christelle Domingos, directora da InovCluster, referiu em nota de imprensa que este evento “pretende dar voz aos produtores, consumidores e parceiros chave do município, para discutir e propor soluções que promovam a sustentabilidade, preservem o nosso património alimentar local e fomentem uma alimentação adequada para todos os habitantes de nosso território”.

Fusilli

Castelo Branco é a única cidade portuguesa a participar do projeto “FUSILLI _ Urban Food Planning”, composto por um consórcio alargado de 12 cidades europeias e financiado pela União Europeia que promove ações para a transformação dos sistemas alimentares urbanos.

O Projeto Fusilli tem como promotor principal em Portugal a Câmara Municipal de

Castelo Branco e conta com a InovCluster e o Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar (CATAA) como parceiros estratégicos na implementação do plano de ação do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *