O SEMPRE – Movimento Independente e o Partido Social Democrata (PSD) reuniram-se no dia de ontem, 23 de julho, para analisar a situação política atual. As preocupações de ambas as forças políticas sobre “a atual estagnação existente no concelho” de Castelo Branco motivaram o encontro, segundo o comunicado de imprensa firmado pelos dois grupos políticos.
As críticas patentes no documento dirigem-se ao “atual executivo socialista”, que “tem evidenciado total incapacidade de concretização, assistindo-se à deterioração das diferentes respostas municipais, com total ausência de um plano de ação assente numa estratégia clara e que tem levado à perda de importância de Castelo Branco no contexto regional”.
Para o SEMPRE e o PSD, o Partido Socialista (PS) “prometeu tudo a todos, apenas para ganhar as eleições” nas autárquicas de 2021 sem haver “desígnio” para o concelho. Próximo ao fim do terceiro ano do mandato, o executivo “limita-se a propagandear medidas e objetivos”, sem conseguir “atingir as metas a que se propunham”, segundo a análise conjunta da oposição.
“Promessas não cumpridas ou projetos anunciados que tardam em ser uma realidade para os albicastrenses acontecem ao mesmo tempo que não se otimiza a atração de possíveis fundos comunitários”, referem os opositores em comunicado. Castelo Branco “tem perdido competitividade territorial” devido a esta “(in)ação”, levando a “um sentimento de desgosto e desilusão por parte dos albicastrenses”, concluem os partidos.
Há pouco mais de um ano das eleições autárquicas de 2025, o SEMPRE e o PSD assumem publicamente a decisão de “iniciar um diálogo com o objetivo de construir uma alternativa forte, assente numa visão de futuro, com ambição e suficientemente mobilizadora que integre outras forças políticas e personalidades da sociedade civil”.
O movimento independente e os sociais democratas aproximam-se para debater “o desenvolvimento de uma estratégia política robusta”, alinhada “com as necessidades dos territórios de baixa densidade, inovadora e atrativa”.
Entre as preocupações que orientam a discussão sobre a estratégia política pretendida para Castelo Branco estão o apoio às pessoas e às empresas, assim como a atração e a retenção de jovens e de talento e a superação dos desafios ambientais existentes, informaram em comunicado.
“A apresentação de um novo rumo estratégico”, segundo o SEMPRE e o PSD, “terá de assentar numa mudança positiva, que envolva e entusiasme as pessoas e as empresas e que possa romper com a cristalização e marasmo existente atualmente no Concelho, devolvendo a Castelo Branco a centralidade e atratividade merecidas”.