O SEMPRE – Movimento Independente apresentou a moção “Por um melhor funcionamento das reuniões de Câmara”, pedindo a gravação do áudio das reuniões do executivo, enviada a todos os vereadores (no mesmo dia) e a transmissão em direto.
Este documento obteve o voto contra do Partido Socialista e a abstenção do Partido Social Democrático, segundo o comunicado do SEMPRE enviado às redações.
O Movimento independente recorda que no início deste mandato, ficou decidido que as gravações áudio das reuniões de Câmara públicas fossem enviadas com celeridade para os vereadores. Uma decisão cumprida até determinada altura, sendo esta decisão cumprida, no mesmo dia ou nos dias seguintes. Mas ultimamente não está a acontecer.
Assim como, recorda o SEMPRE, a decisão do presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, no início do mandato, transmitir as reuniões de Câmara em direto, mas que “até hoje não se verificou”.
Os vereadores do SEMPRE afirmam que “escandaloso, foi a votação o PS e do PSD, relativo a esta moção. Na verdade, das duas uma, ou o PS e o PSD têm medo de exporem as suas posições publicamente e até receio da avaliação destas, ser feita por muito mais pessoas, ou desconsideram desta forma, a Câmara Municipal, onde são decididos os destinos do concelho”.
O movimento independente critica ainda a tomada de posição do vereador social-democrata, afirmando que “o PSD, deve ter considerado mais importante, mais um apoio ao PS, o que demonstra igualmente, uma posição cega, no custe o que custar, nesta posição”.