SEMPRE acusa lentidão e falta de confiança na concretização dos projetos da Câmara

O vereador Jorge Pio refere à criação da Escola de Chefs prevista para 2027 e à conclusão das obras da Academia de Futebol em outubro de 2024 como “promessas esquecidas” e “projetos que tardam a se concretizar”, durante a Reunião Pública desta sexta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Durante o momento de intervenção, o representante do SEMPRE – Movimento Independente criticou a atual gestão da Câmara de Castelo Branco por realizar anúncios e demorar a cumpri-los, e até mesmo não levá-los a cabo. Jorge Pio citou como exemplo o anúncio da criação da Escola de Chefs em 2021, financiada pelo programa Portugal 2030, que prevê-se concluir em 2027, cinco anos após o comunicado.

A reformulação do Parque de Campismo também foi referida como uma das “promessas esquecidas”. Segundo o vereador do SEMPRE – Movimento Independente, as obras na estrutura turística restringiram-se à portaria e “deixou-se de falar” no assunto. Do mesmo modo, Jorge Pio refere que não é conhecido o atual ponto de situação da Academia de Futebol Distrital, prevista para ser instalada no espaço que alberga a Pista de Atletismo em outubro de 2024.

Na percepção do vereador, o incumprimento dos prazos e a ausência de informação sobre os compromissos firmados pela autarquia acabam por causar desconfiança na população. Segundo Jorge Pio, o facto de “um em cada quatro albicastrenses” ter votado no partido de extrema-direita na última eleição legislativa deve-se à “sensação de que nada vai melhorar”.

O político do SEMPRE observa uma “desilusão sobre os objetivos alcançados passados estes 50 anos” do 25 de abril. As causas apontadas são questões económicas, sociais e políticas, como “a desertificação do interior, a emigração dos jovens, a instabilidade do sistema educativo, as dificuldades do sistema nacional de saúde e o aumento do diferencial entre os mais ricos e os mais pobres”.

Restaram condenações também à revista municipal Castelo Branco, comparada a um “folhetim municipal” por Jorge Pio. Os títulos publicados na revista, tal como “Fábrica de hidrogénio a caminho de Castelo Branco”, são, para o membro do Sempre, anúncios esvaziados. “Não sabemos como vai acontecer, nem que medidas foram tomadas”, diz.

Após a intervenção do vereador do SEMPRE, Leopoldo Rodrigues (Partido Socialista), Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, absteve-se de comentar durante a Reunião Pública. A interrupção no fornecimento de energia elétrica, que atingiu parte do município no período da manhã, causou um ligeiro atraso à Reunião Pública e a interrupção dos microfones e das colunas do Salão Nobre.

Isabella Cavalcanti, jornalista do CB Notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *