O Centro Distrital da Segurança Social assinou, esta segunda-feira, 5 de agosto, um protocolo com a Câmara Municipal de Castelo Branco de comparticipação de cerca de 330 mil euros para a construção de uma nova creche na Quinta das Violetas, em Castelo Branco no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Com um prazo de execução de um ano, a obra de construção da creche representa um investimento de mais de dois milhões e 200 mil euros e terá uma parte desse valor, cerca de 16%, paga pela Segurança Social.
A página do Município de Castelo Branco no Facebook fez o anúncio no dia de ontem, 6 de agosto. Em nota, destaca-se que “o protocolo representa um compromisso entre a autarquia e a Segurança Social na resposta” ao crescente número de pedidos por vagas em creches no concelho.
O novo equipamento educacional será construído junto à Unidade de Saúde Familiar, instalada na antiga Clínica das Violetas, e atenderá crianças de três faixas etárias: dos 0 aos 12 meses, dos 12 aos 24 meses e dos 24 aos 36 meses.
O projeto arquitetónico da Creche das Violetas está pronto desde março deste ano e aguardava a assinatura do protocolo “com uma instituição preferencialmente sem fins lucrativos”, como anunciou o presidente da autarquia albicastrense, Leopoldo Rodrigues, ao jornal Reconquista.
Em nota nas redes sociais, o município albicastrense afirma que “a construção de uma nova creche visa também proporcionar às nossas crianças um espaço educativo moderno e seguro”, além de incentivar “a criação de novos postos de trabalho e o fomento da economia local”.