O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) criou as últimas quatro Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) que garantem “a total cobertura na sua área geográfica de influência”.
Por meio do financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a administração da ULSCB implementou as estruturas nos Centros de Saúde de Penamacor, Proença-a-Nova, Alcains, Vila Velha de Ródão e Oleiros.
Com a população dos sete concelhos que compõem a área de abrangência da ULSCB a ser beneficiada pelo programa de Saúde Comunitária, o Conselho de Administração concretiza a estratégia de alargar e concluir a rede de cuidados na comunidade.
As UCC’s prestam serviços de “apoio psicológico e social, de âmbito domiciliário e comunitário, especialmente às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência física e funcional ou doença que requeira acompanhamento próximo”, segundo comunicado da administração da unidade local de saúde.
Os profissionais da rede de cuidados atuam na gestão da saúde da criança e do adolescente, na saúde do adulto e do idoso, na saúde reprodutiva, escolar. Na gestão da Doença, as UCC’s possuem 40 camas domiciliárias, além de equipas de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), atendendo a reabilitação e fisioterapia, saúde mental, abordagem paliativa e na gestão de doenças crónicas.
O cuidado de saúde na comunidade estende-se à educação para a saúde e na integração em redes de apoio à família. As pessoas que têm acesso a estes serviços são referenciadas por diversas instituições, como hospitais, centros de saúde, autarquias, Segurança Social e instituições de ensino.
O esforço da rede de Saúde Comunitária inclui a participação na Equipa Local de Intervenção Precoce (ELI), nas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), no Núcleo Local de Inserção Social (NLIS), na Equipa de Prevenção da Violência em Adultos (EPVA), na Rede Social Comunitária (RSC) e colaboração com outras unidades funcionais.
Os serviços de Saúde Comunitária foram instalados nos Centros de Saúde ou em estruturas cedidas pelas autarquias, onde são coordenadas por um enfermeiro, em cooperação, solidariedade e articulação com as outras unidades funcionais da ULSCB.
As UCC’s são geridas de forma participativa por meio de avaliação contínua. Estas estruturas possuem autonomia e podem estabelecer parcerias com estruturas da comunidade local, como autarquias, Segurança Social, instituições privadas de solidariedade social e associações.
A ULSCB integra sete UCC’s, sendo estas UCC de Castelo Branco, UCC de Idanha-a-Nova, UCC de Sertã, UCC Terras do Lince – Raia Quente – Penamacor, UCC de Proença-a-Nova, UCC de Alcains e Vila Velha de Ródão e UCC de Oleiros.