Habitualmente entoados em romarias e festas populares, os cantares aos santos vão ecoar na principal sala de espetáculo de Castelo Branco, no próximo sábado, 7 de dezembro, às 21h30. O Sarau Cultural Romarias e Cantares aos Santos dá voz a algumas das manifestações mais genuínas do património oral português, com o intuito de partilhar e preservar a memória das tradições culturais.
Promovido pela Associação Cultural e Recreativa “As Palmeiras”, o encontro reúne sobre o palco o Grupo de Danças e Cantares da Beira Baixa – Castelo Branco, a “Lousarte” – Associação Cultural e Etnográfica da Lousã e o Rancho Folclórico da Boidobra para cantar aos santos, com enfoque nos cantares à Virgem e aos Santos de devoção.
“Na Beira Baixa, assim como em todo o país, quase todas as capelinhas, erguidas por devoção ou por alegada aparição milagrosa, tinham a sua romaria. Durante séculos, este costume manteve-se por meio da religiosidade e da devoção do povo, que rezava, cantava, dançava, cumpria promessas e renovava os trajes nas datas consagradas aos santos”, contextualizou o Grupo de Danças e Cantares da Beira Baixa, a citar o etnógrafo Jaime Lopes Dias.
O Sarau Cultural, com entrada gratuita, convida o público a celebrar a tradição oral, cantando e dançando em homenagem aos santos. Os grupos e ranchos participantes, unidos neste evento, revivem a história e a devoção popular, transmitidas e preservadas, de geração em geração, por meio dos cantares.