A primeira edição do ENCONTRA – Encontros Regionais de Arquitetura arrancou na passada terça-feira, dia 24 de setembro, no Cine-Teatro Avenida, com o lançamento do “Concurso público de conceção para a reconstrução e alteração da antiga Piscina da cidade de Castelo Branco”.
O concurso é promovido pela Câmara Municipal de Castelo Branco, com a assessoria técnica da Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitectos (OASRC), com a intenção de “reutilizar e/ou readaptar um edifício central na memória dos albicastrenses, de notória qualidade arquitetónica e relevante implantação na malha da cidade”.
A ideia inicial era manter a função do espaço para a qual foi concebido, no entanto, esta hipótese mostrou-se “dispendiosa e de utilização limitada”, revelou Leopoldo Rodrigues na cerimónia de lançamento, segundo a Rádio Castelo Branco.
O desafio dos arquitetos participantes será “dar uma nova utilidade” ao equipamento público sem esquecer a memória e sem fugir à viabilidade da obra, por meio de uma solução inovadora e sustentável, para ser devolvido ao usufruto dos cidadãos, comunicou o presidente da Câmara de Castelo Branco.
Os três projetos com melhor avaliação na competição vão receber premiações monetárias, destacou Florindo Marques, presidente da Seção Regional do Centro da Ordem dos Arquitectos. O vencedor irá receber seis mil euros; o seguinte, três mil euros; e o terceiro melhor projeto terá um valor de mil euros.
O concurso público de conceção, não seguido de ajuste direto, para a reconstrução e alteração da antiga piscina da cidade de Castelo Branco será lançado até a primeira quinzena de outubro.
Até ao dia 7 de janeiro de 2025, Castelo Branco será o centro de um conjunto de ações e iniciativas dirigidas aos arquitetos da região e a toda a comunidade local.
Promovido e organizado pela Secção Regional Centro da Ordem dos Arquitectos, o programa contempla uma exposição, concursos de arquitetura, tertúlias, um Open Day e a apresentação de um prémio municipal de arquitetura.