Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão “não é só um Rali, é uma festa”

Aquele que já foi considerado o melhor rali do campeonato nacional está de regresso nos dias 21 e 22 de junho, em busca da reconquista do título com a realização de um rali mais compacto, devido à redução de 100 km de ligações, e aperfeiçoado na parte desportiva e de animação, com o concerto de David Antunes para encerrar em grande na noite de sábado.

Nuno Santos, director do Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão 2024, justifica que a redução da distância das ligações foi feita com base em “algumas críticas feitas por participantes de que o cômputo global das ligações era demasiado grande”. Segundo o representante da Escuderia, reduziram “aquilo que foi possível e continuaremos esse objetivo e portanto em futuras edições”.

A edição do Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão de 2024 foi apresentada ao público e à comunicação social na última sexta-feira, 7 de junho, no Parque Urbano da Cruz do Montalvão, em Castelo Branco, durante o certame que inaugurou o entusiasmo do maior evento de desporto motorizado na região da Beira Baixa.

Durante sexta-feira e sábado, 21 e 22 de junho, terão lugar onze provas especiais de classificação, divididas em cinco secções, do Campeonato Portugal de Rali. O percurso total do rali possui 110 km ao cronómetro e 400 km de distância de ligações.

A prova integra os campeonatos Portugal de Rali, de Ralis “2RM” (duas rodas motrizes), GT Ralis, Clássicos de Ralis, Clássicos de Ralis “2RM“, Promo de Ralis, Masters de Ralis, além dos troféus FPAK Júnior Team de Ralis e Challenge R5 – S2000, sob a responsabilidade da Escuderia de Castelo Branco.

Cumprindo o regulamento da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), o rali inicia as verificações técnicas no dia 20 de junho para dar o arranque à competição no dia seguinte, sexta-feira. Na parte da manhã, decorre ainda o qualifying, uma prova de teste que vai acontecer antes da competição entre o Aeródromo e a zona de Fontainhas.

As equipas nacionais e internacionais serão rececionadas no edifício do Antigo Quartel de Cavalaria, no Campo Mártires da Pátria – conhecido como “Docas” -, onde será montada a estrutura do Rali.

Uma das novidades desta edição é a realização de uma sessão de autógrafos, na quinta-feira à noite, nas Docas. O Guia Oficial do Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão possui duas páginas dedicadas a este momento, que poderão ser completadas com as assinaturas dos pilotos e navegadores das equipas principais.

O Guia Oficial, desenvolvido pela Escuderia de Castelo Branco especialmente para esta etapa, estará disponível em pontos distribuídos pela cidade com informações acerca da passagem de viaturas da GNR, da PSP e carros da competição, que asseguram a segurança e a regularidade dos troços.

Há também indicações sobre a classificação atual do campeonato de rali e os vencedores das últimas edições, além de fornecer a localização das zonas de espetáculo, classificadas a nível de interesse ao público e de facilidade de acesso.

Segundo Nuno Santos, as zonas de espetáculo foram “criadas em sítios de grande visibilidade e que permitem a concentração do público para contribuir com o fator de segurança”.

Nuno Santos, director do Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão 2024. Foto: Facebook Escuderia Castelo Branco.

Sexta-feira, 21 de junho, começa a etapa 1 do Rali de Portugal em Castelo Branco, no troço Caféde e Juncal do Campo, com cerca de sete quilómetros. À tarde, avança para Chão da Vã e Sarzedas. O tradicional percurso Super Especial Reconquista encerra os dois dias da competição, às 21h. 

A etapa dois inicia-se junto ao Centro de Saúde de Vila Velha de Ródão, no sábado de manhã, realizando-se os PECs Vila Velha de Ródão 1 e 2, Foz do Cobrão e Santo André dos Tojeiras 1 e 2.

À noite, as equipas regressam a Castelo Branco para a PEC 11 Power Stage, prova especial da competição com poder de atribuir pontos extras na classificação. Indo “desde a zona do Aeródromo, passando pelo bairro das Fontainhas, seguindo pela Avenida Brasil, pela rotunda da Carapalha, pela rotunda da Quinta das Pedras, Três Lobos, Salgueiro, terminando junto ao Campo de Mártires”, avançou o presidente da assembléia geral da Escudeira de Castelo Branco, Nuno Santos.

A sustentabilidade é também uma preocupação da Escuderia, segundo Nuno Santos, a intenção é “mostrar às pessoas que o desporto de automóveis não é um desporto sujo, que vale a pena ter Ralis e que os Ralis são também amigos do ambiente.” Foi um troféu que será entregue às equipas “que se destacarem naquilo que são as preocupações ambientais”, anunciou o director do rali junto a um plano de sustentabilidade. O júri desta competição à parte será o delegado ambiental da FPAK e o responsável ambiental da Escuderia. 

Davis Antunes & The Midnight Band realizam o show de encerramento no sábado, 22 de junho, a partir das 23h30, nas Docas, em frente à Biblioteca Municipal António Salvado, em Castelo Branco.

Nuno Santos afirmou ainda que espera que “a prova seja para todos, aquilo que desejam: um evento desportivo de grande dimensão, com sucesso desportivo para as equipas, com muito gozo para os amadores e para os aficionados por Ralis, para os territórios que nos acolhem, as Juntas de Freguesias e as Câmaras Municipais, que seja também um momento de promoção do território.”

João Lucas, Leopoldo Rodrigues, José Manuel Ribeiro Alves e Nuno Santos apresentam o Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão 2024. Foto: Facebook Município de Castelo Branco.

O vice-presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, José Manuel Ribeiro Alves, afirmou que “Vila Velha de Ródão e Castelo Branco são privilegiados por terem essa prova, que já foi classificada como a melhor prova do Rali de Portugal”. O autarca explicou a importância do Rali de Portugal para a promoção do território, “normalmente as pessoas voltam sempre a lugares que gostam e o território de Ródão tem exatamente isso: locais bonitos, bons produtos endógenos, restauração, capacidade de receber pessoas e isso é mais importante do que aquilo que nós investimos.”

O autarca de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues anunciou um “verão rico em acontecimentos desportivos no nosso concelho”. Este mês, realiza-se o Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão. No mês a seguir, a Volta a Portugal em bicicleta passa pelo centro da cidade no dia 27. E em agosto, a final da terceira etapa da Volta a Espanha em bicicleta, La Vuelta, percorre a avenida General Ramalho Eanes, no dia 19.

“São eventos desportivos de grande dimensão que atraem muita gente e têm a capacidade de divulgar o território e as mais-valias do mesmo”, destacou o presidente da Câmara, desejando que o rali realizado pela Escuderia alcance “o título de melhor Rali de Portugal.”

Todos os representantes que se pronunciaram na apresentação do Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão expressaram confiança na dupla beirã do piloto Pedro Silva e do navegador Roberto Santos. José Manuel Alves expressou: “Espero que o Pedro Silva represente muito bem a todos.”

O presidente da direção da Escuderia, João Lucas, salientou o compromisso da Escuderia com a promoção dos desportos motorizados, mas também com outras preocupações, como o ambiente e a divulgação do Interior. Destacou ainda o patrocinador principal do rali, a LubriAlbi que representa os óleos lubrificantes da Castrol em Castelo Branco, além de outro nomes, como Nuno Almeida Santos, “o pai do Rali”, o Paulo Rosa, “o avô do Rali”, o Ricardo Beirão, responsável pelo percurso da prova.

João Lucas terminou anunciando o show com David Antunes para encerrar o rali no sábado, “isto não é só um Rali, queremos transformá-lo em uma festa e que seja uma festa agradável para todos nós.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *