A rádio interna do Estabelecimento Prisional da Guarda (EPG), Rádio Guarda-me, realiza uma emissão especial nesta terça-feira, 17 de dezembro, em comemoração ao aniversário de um ano de existência. Criada no âmbito do projeto Radioatividade da Terceira Pessoa, a rádio tem sido uma plataforma de expressão e crescimento para os internos, referiu o comunicado.
O projeto RadioATIVIDADE, iniciado em 2022, culminou com o lançamento da Rádio Guarda-me em dezembro de 2023. Desde então, a rádio já realizou mais de 20 emissões, oferecendo aos internos a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas e artísticas, além de promover a integração social.
Os conteúdos radiofónicos são produzidos pelos próprios reclusos, proporcionando aos internos uma plataforma única para a realização de entrevistas, seleção de músicas e criação de conteúdos originais, comunicou a Terceira Pessoa, responsável pelo projeto.
A parceria com a Antena 2 proporcionou a formação técnica e ampliou o alcance da Rádio Guarda-me. Esta rádio surgiu como uma extensão e um complemento ao trabalho de criação e interpretação dos episódios de teatro radiofónico.
A Terceira Pessoa coordenou a criação de oito peças teatrais em formato radiofónico em 2023 e 2024. A população reclusa, feminina e masculina, interpretou e gravou no EPG, e os resultados finais foram transmitidos pela rádio Antena 2:
“Entre o real e o imaginário, entre a deriva e o rumo certo, a Rádio Guarda-me proporciona aos participantes um espaço de exploração da criatividade, do pensamento crítico e de reflexão sobre as suas vivências, a sua história e identidade”, referiu o coletivo artístico albicastrense.
O projeto também estimula o trabalho em equipe, o desenvolvimento de habilidades de comunicação e pensamento crítico, além de promover a reflexão sobre suas trajetórias pessoais e sociais, preparando-os para a vida após a prisão, completou em comunicado.