“A partir de hoje, todas as posições e votações assumidas pelo Sr. Vereador não mais representam ou vinculam o Partido Social Democrata”, afirma Pedro Lopes, presidente da Comissão Política de Castelo Branco, em conferência de imprensa esta quinta-feira, na sede local do partido.
Segundo o social democrata, João Belém estava a “prejudicar deliberadamente a capacidade de ação da Comissão Política”. Os motivos concretos apontados passam pelo facto de que o vereador “sempre se recusou a comparecer nas reuniões convocadas para discussão e definição de planos e estratégias e recusou-se a partilhar os documentos preparatórios das Reuniões de Câmara”.
O distanciamento entre João Belém e o próprio partido consolidou-se “com o tempo e com a prática”, segundo a concelhia há “a ideia de que o vereador João Belém tem mais interesse e disponibilidade em estabelecer entendimento com o Partido Socialista ao invés de o fazer com o partido pelo qual aceitou ser eleito”.
Pedro Lopes esclareceu que a decisão foi unânime e feita com ”clara intenção de encerrar um ciclo de degradação da imagem do PSD”. A situação não é de hoje e segue-se a “tentativas de estabelecer relações de trabalho, diálogo e concertação com o Sr. Vereador João Belém”, segundo o presidente da Comissão Política.
Isabella Cavalcanti