Príncipe Amyn Aga Khan recebeu Medalha de Ouro da Cidade de Castelo Branco

A Câmara de Castelo Branco entregou a Medalha de Ouro da Cidade ao Príncipe Amyn Aga Khan, líder da Comunidade Ismaelita, no âmbito das comemorações dos 253 anos de elevação a cidade.

O homenageado recebeu agora esta distinção, uma vez que não esteve presente na sessão solene comemorativa, no passado dia 20 de março.

Na mais recente cerimónia, que aconteceu na sexta-feira, 10 de maio, nos Paços do Concelho, o presidente da Câmara de Castelo Branco justificou a entrega do galardão máximo do município, dizendo que o Príncipe Amyn Aga Khan é um dos embaixadores do Bordado de Castelo Branco.

Leopoldo Rodrigues afirmou que este era “um dia importante para a cidade e para o concelho”, pois foi um dia de “celebrar o mecenas, um homem de cultura e alguém que olhou para algo que em Castelo Branco nos caracteriza e nos distingue, que é o Bordado de Castelo Branco”, disse.

Esta arte encontra-se presente no Palácio da Fundação Aga Khan, em Lisboa, com três painéis a pedido do próprio príncipe, que acompanhou todo o processo.

Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco realçou o facto de o Bordado de Castelo Branco ser muito apreciado nas visitas feitas ao Palácio da Fundação Aga Khan.

Na cerimónia, o Príncipe Amyn Aga Khan agradeceu a distinção e disse que é um apreciador do Bordado de Castelo Branco, por ser uma arte sofisticada e que apresenta um grande trabalho artístico.

O Príncipe Amyn Aga Kahn é o líder religioso dos muçulmanos xiitas ismaelitas, um ramo minoritário e mais liberal do xiismo. Em Portugal, estão 8 mil ismaelitas dos cerca de 15 milhões de seguidores do príncipe Karim Aga Khan espalhados pelo mundo inteiro.

Ricardo Pires Coelho e Isabella Cavalcanti.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *