Práticas sustentáveis e inclusivas na Semana Europeia da Mobilidade em Castelo Branco

Castelo Branco volta a participar da Semana Europeia da Mobilidade, na 23ª edição, entre 16 e 22 de setembro. A iniciativa promove e implementa práticas de mobilidade urbana inclusivas e sustentáveis. Este ano, o tema central é “Espaço Público Partilhado”, com o mote da campanha “Combina e Move-te”.

O principal objetivo é consciencializar os cidadãos sobre comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável, incentivando a adoção de práticas de mobilidade ativas e limpas – a caminhar ou a pedalar, por exemplo- e ao uso do transporte público e multimodal, informou a Câmara de Castelo Branco em comunicado.

O programa arranca na segunda-feira, 16 de setembro, às 10h, com o lançamento do Sistema de Controlo de Acessos ao Centro Coordenador de Transportes no Terminal Rodoviário de Castelo Branco.

Em parceria com o Instituto Nacional de Reabilitação, será implementado o projeto piloto “Plataforma + Acessos” em seis lugares reservados a pessoas com deficiência junto a serviços públicos. As vagas serão equipadas com sensores de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida.

No mesmo dia, às 11h, na Câmara Municipal de Castelo Branco, terá lugar a apresentação da plataforma tecnológica de gestão de serviços de transporte público flexível. Segue-se a apresentação do roteiro de trabalho para a construção do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável – Castelo Branco 2040.

Este é um “instrumento fundamental responsável pela definição da estratégia global de intervenção em termos de organização da acessibilidade e gestão da mobilidade”, assinalou o vice-presidente da Câmara Municipal, Hélder Henriques.

Os alunos do primeiro ano do ensino básico vão receber vales para a emissão gratuita de passes escolares nos dias seguintes da Semana Europeia da Mobilidade, como medida de incentivo e sensibilização para a utilização dos transportes públicos.

Um conjunto de municípios da região, incluindo Castelo Branco, formalizam o compromisso com a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes de desenvolver o “Projeto Piloto de Mobilidade Integrada da Beira Interior” numa perspetiva multimodal e com destaque para a ferrovia.

Como habitualmente, será levada a cabo a campanha de sensibilização #CirculaNaTua”. Algumas ruas da cidade serão encerradas ao trânsito e os transportes públicos no concelho serão gratuitos no dia 20 de setembro. O objetivo é promover as boas práticas de utilização da via pública e sublinhar a importância dos transportes públicos na redução do consumo energético.

O movimento associativo organizou actividades de caminhada junto ao lago, passeio de bicicleta pela cidade, sensibilização de crianças, entre outras iniciativas para a Semana da Mobilidade. 

A Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública também vão participar com ações de consciencialização para a segurança rodoviária para pequenos e graúdos.

Para além da cidade de Castelo Branco e da vila de Alcains, este ano, a Semana Europeia da Mobilidade chega a Póvoa de Rio de Moinhos e Cafede e a Santo André das Tojeiras, com um passeio de bicicleta na “Rota das Ermidas” e uma caminhada, respectivamente, por iniciativa da União de Freguesia e da Freguesia.

“As parcerias, o trabalho em rede e o diálogo desempenharam um papel  fundamental na implementação das atividades da Semana Europeia da Mobilidade, proporcionando recursos adicionais, conhecimento compartilhado e um maior envolvimento da comunidade”, destacou Hélder Henriques, responsável pelo pelouro da mobilidade e transportes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *