O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) aderiu aos dois novos programas do Governo, o cheque psicólogo e o cheque nutricionista, em vigor desde 30 de setembro, que disponibilizam o acesso a consultas gratuitas aos estudantes portugueses durante a formação académica.
Estes cheques estão a ser distribuídos por meio das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas que se inscreveram voluntariamente, tendo em vista a promoção do acesso a cuidados de saúde mental e física entre os estudantes. Os beneficiários têm a liberdade de escolher o profissional a partir de uma lista nacional de prestadores constituída pela respetiva ordem profissional, referiu o comunicado do IPCB.
Para solicitar uma consulta, os estudantes devem acessar o Portal de Serviços Públicos da República Portuguesa e selecionar o IPCB, caso esteja inscrito nesta instituição. Em seguida, poderão escolher o profissional com quem desejam marcar a consulta.
No caso do cheque-psicólogo, são atribuídos inicialmente dois cheques para uma avaliação inicial, podendo ser atribuídos até mais dez cheques. Já o cheque-nutricionista oferece dois cheques iniciais e a possibilidade de mais cinco.
Esta iniciativa complementa as diversas ações já desenvolvidas pelo IPCB no âmbito da promoção da saúde mental, como consultas com psicólogos e médicos, programas de integração e apoio ao sucesso escolar, sublinhou a instituição em nota à imprensa.
Os estudantes do IPCB podem entrar em contato com os Serviços de Saúde Mental e Bem-Estar através do e-mail para obter mais informações sobre esta iniciativa.