A pista de Castelo Branco recebeu a 57ª edição do Ralicross de Castelo Branco com o estatuto de Open Portugal de Ralicross em um fim-de-semana de sol e convívio entre os entusiastas do automobilismo que assistiam às corridas de Ralicross, Kartcross, CamiãoCross e PopCross.
No ano em que comemora 60 anos, a Escuderia de Castelo Branco retoma a organização do 57º Ralicross de Castelo Branco no Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco, após dois anos fora do campeonato nacional.
O evento marca o início da temporada e serve de montra para os pilotos das principais categorias do Campeonato de Portugal de Ralicross e do Campeonato de Portugal de Kartcross.
No total, 22 atletas inscreveram-se para o 57º Ralicross de Castelo Branco. A metade dos inscritos participou na categoria PopCross, que entrou no Open como prova suporte. Os CamiãoCross também correram entre o asfalto e a terra do kartódromo.
O primeiro lugar na categoria Nacional 2RM ficou com o piloto André Monteiro. Atrás, ficou João Oliveira que não participou na corrida final “por motivo de bandeira vermelha na primeira corrida”, segundo a classificação oficial.
No Kartcross, o piloto Alexandre Borges foi o vencedor do Open de Portugal de Ralicross 2024 em sua estreia. Já o jovem albicastrense João Pinheiro fez a melhor volta e terminou em segundo lugar na classificação final, seguido por Nuno Godinho.
Tiago Ventura também estreou no campeonato nacional ao volante de um Citroen Saxo. O jovem piloto local correu na categoria Iniciados, com Sérgio Ventura como concorrente, completando a volta mais rápida em 01:02.289.
A próxima edição do Ralicross de Castelo Branco é candidata a integrar o Campeonato de Portugal de Ralicross em 2025. O objetivo é regressar ao campeonato maior da modalidade, a direção do clube afirma que “resta-nos esperar pelo final da época, para ver se este nosso esforço dará frutos para 2025”.
Através de uma parceria, a Escuderia concedeu entradas gratuitas para as escolas oferecerem às crianças interessadas em assistir ao Ralicross. A prova foi realizada com o apoio da Câmara de Castelo Branco. Os bilhetes foram comercializados online e na bilheteira do Parque de Desportos Motorizados.
Isabella Cavalcanti, jornalista do CB Notícias.