Castelo Branco vai acolher uma residência artística incluída no Projeto entre Serras, a decorrer entre 12 a 22 de julho.
Este é um projeto europeu do qual a Fábrica da Criatividade e o Município de Castelo Branco são parceiros. As candidaturas estão abertas até 15 de março.
A residência está dividida em duas partes, sendo que a primeira decorreu já o ano passado, na Serra de San Pedro, em Espanha, com o artista Andrés Talavero.
A autarquia albicastrense explica que a segunda parte irá decorrer em Castelo Branco, onde se irão juntar ao Andrés dois artistas selecionados através deste Open Call.
A residência tem o propósito de perceber como é que os artistas interagem com o meio ambiente e com os habitantes locais, interpretando a paisagem em redor de Castelo Branco, recorrendo ao desenho/escrita, vídeo/fotografia ou atuando diretamente na paisagem através de performance.
Esta iniciativa termina com o início do Seminário do Projeto Entre Serras “Passar/viver em regiões montanhosas: turismo sustentável, arte e agricultura”, de 19 a 21 de julho, em Castelo Branco, onde os artistas irão apresentar o seu processo de trabalho.
A autarquia refere ainda que o Open Call está aberto a todos os artistas no campo da arte contemporânea, a viver e a trabalhar na Europa, independentemente da idade ou nacionalidade.