Obras da Academia de Futebol iniciam com o arrelvamento do campo

As obras da nova Academia de Futebol iniciaram há pouco menos de um mês ao lado da Pista de Atletismo, na Zona de Lazer de Castelo Branco. Este será o segundo campo de futebol de relvado natural do município e também contará com bancadas e um pavilhão.

A primeira etapa do projeto, de arrelvamento do campo pelado, já está em andamento e deve ser concluída em cerca de cinco meses, adiantou a AFCB. Posteriormente, serão construídas as bancadas e o pavilhão, em um prazo estimado de mais de um ano.

O espaço será de uso comum ao futebol e ao atletismo, representado pela Associação de Atletismo de Castelo Branco (AACB), e resulta de um protocolo assinado entre a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB) e a Câmara Municipal, comunicou a AFCB.

O Município de Castelo Branco está a investir mais de 500 mil euros nesta primeira fase, por meio de concurso público publicado no dia 12 de setembro no Portal BASE. A AFCB comparticipa o investimento global de construção da infraestrutura com investimento acima de 600 mil euros transferido pela FPF.

Em visita ao local da obra nesta segunda-feira, dia 7 de outubro, Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, revelou que o projeto da segunda etapa da construção deve ser entregue à Câmara Municipal até ao final deste mês e assegura que este “está numa fase adiantada”, restando alguns aspetos da intervenção a ser discutidos com o arquiteto, antes de ser apresentado publicamente.

“Acredito que todas as melhorias que estão a ser feitas valorizam o espaço e as condições, oferecendo outra capacidade para as associações elevarem a prática do Desporto”, reforçou Leopoldo Rodrigues.

Ao agradecer a disposição da AFCB e da PFP na alocação de recursos, o autarca destacou a importância do investimento para a realização de competições de atletismo e de futebol, com a colocação de bancadas ao lado da pista de atletismo e um espaço maior para o acolhimento das seleções distritais e para a formação de base.

“Esta infraestrutura vai servir o concelho, mas também todo o distrito, e será palco de eventos nacionais de muita importância”, sublinhou o presidente da direção da AFCB. 

Manuel Candeias confessou que “as infraestruturas vão ajudar nos momentos de formação”, realizadas, por vezes, três ou quatro em simultâneo”. A existência de mais um relvado natural e um espaço voltado ao desporto aumentam a abrangência das Ações de Formação da AFCB, segundo o dirigente da associação.

A coexistência com o atletismo não será um problema para a AFCB, garantiu Manuel Candeias. “Tenho a certeza de que vamos nos entender muito bem com a Associação de Atletismo e a Academia vai servir às duas modalidades, dignificando o trabalho e o empenho na prática do Desporto”, assinalou.

O presidente da Associação de Atletismo, João Coelho, afirmou que, inicialmente, estava “um pouco cético”, mas, ao falar com as pessoas responsáveis, percebeu que “o Atletismo não ia ficar para trás”.

“Quando tivermos as nossas provas, teremos o nosso espaço e irá acontecer o mesmo com o Futebol. Já temos um protocolo semelhante na Covilhã e nunca tivemos problemas, portanto acredito que aqui será igual”, reiterou João Coelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *