Alguma vez sentiu desconforto ou angústia resultante de ficar sem acesso a um telemóvel? Se sim, saiba que este é um dos sintomas da nomofobia.
O anglicismo é uma abreviatura de “no–mobile-phone phobia” (fobia de não ter telemóvel, em tradução livre) e descreve um receio exagerado e inexplicável de ficar incontactável por não se ter um telemóvel para comunicar…nem que seja por WhatsApp! Ora isto poderia ser um problema sério, sei lá, para alguém como Pedro Nuno Santos… Sem telemóvel, como poderia ele tomar decisões? Difícil, certamente…ou pelo menos ser-lhe-ia complicado relembrar uns certos 500 mil euros “indevidamente” pagos a alguém…
Ora o sentimento de ansiedade, seja ao perder o dispositivo eletrónico, ficar sem bateria ou cobertura de rede, pode ser poderoso a ponto de causar ataques de pânico! Eu arriscaria a dizer que até pode provocar amnésia…o que comprovaria que caso Pedro Nuno Santos fosse efetivamente nomofóbico, seria uma forma de entender o porquê de ele aparentar não se recordar de que todos os “problemas” que ele agora diz estar disposto a “resolver”, foram causados precisamente pelo governo do seu próprio partido! E os problemas são muitos! Saúde, educação, habitação, segurança, dignidade das forças policiais, corrupção, aumento da pobreza, aumento das dificuldades financeiras também da classe média, aumento gritante do número de pessoas sem-abrigo, fronteiras “demasiado” abertas, etc…etc…etc… Todos estes “problemas” foram exponenciados após quase uma década de governação socialista! E agora Pedro Nuno Santos, que teve responsabilidade direta em muitos deles, com as responsabilidades governativas que assumiu num passado recente, vem anunciar-se como o portador da “boa nova” e dizer algo como “agora é que é”, mesmo desconhecendo, por exemplo, quanto é o valor do salário mínimo nacional ou o preço de um bilhete nos “seus” tão “prezados” comboios! É caso para dizer que, a sua passagem pelo governo, não devia ser encarada propriamente como “currículo” mas sim como algo mais parecido a “cadastro”… E isto é mais preocupante ainda quando vem de alguém de um partido que já nos “trouxe” três bancarrotas!
Embora a Organização Mundial de Saúde ainda não tenha classificado a nomofobia como uma patologia mental…tendo em conta a tipologia de amnésia seletiva, de certas pessoas face aos “problemas e seus causadores” que atrás referi, começo a pensar se a OMS não devesse reequacionar os seus critérios…é que tanta amnésia junta, parece ser algo um bocado bizarro… Ainda segundo os especialistas, as consequências psicológicas mais comuns da nomofobia são ansiedade mas também existem consequências físicas como, por exemplo, dores de cabeça; dores de estômago; desconforto ocular ou dores nos pulsos e no pescoço, por conta da posição inadequada…só falta dizerem que faz “tremer as pernas” como Pedro Nuno Santos dizia, num passado não muito longínquo, que iria fazer aos banqueiros alemães! Enfim…