O Município de Castelo Branco está nomeado para dois prémios no Art&Tur – Festival Internacional de Cinema de Turismo. As nomeações são para o “Bordado de Castelo Branco” e para a “Gastronomia Regional”, que “celebram a excelência do município na promoção e preservação das suas ricas tradições culturais”, afirma a Câmara Municipal.
Para a autarquia, a nomeação do “Bordado de Castelo Branco” é a celebração de uma arte tradicional que “se destaca pela sua beleza e riqueza de detalhes”, sendo este o reconhecimento, através do Art&Tur, da “dedicação do Município de Castelo Branco à preservação e promoção deste património cultural inestimável”. A nomeação do Bordado de Castelo Branco reflete “o compromisso contínuo da autarquia com a sua candidatura no âmbito das Cidades Criativas da UNESCO, na categoria de Artesanato e Arte Popular”.
Já a nomeação da “Gastronomia Regional” celebra a gastronomia de Castelo Branco, que apresenta “uma fusão de sabores tradicionais da Beira Baixa, influenciada pela cozinha portuguesa no geral”. O borrego e os queijos são dos produtos gastronómicos mais conhecidos e reconhecidos, lembra a autarquia albicastrense.
Como afirma o vice-presidente da Câmara de Castelo Branco, estas nomeações são “um incentivo para continuarmos a trabalhar incansavelmente na promoção do nosso município como um destino turístico de excelência” e que continuam empenhados a “colaborar com a comunidade local, artistas e artesãos para garantir que Castelo Branco mantenha a sua riqueza cultural e gastronómica viva e vibrante para as gerações futuras”.
A XVI edição do Art&Tur vai decorrer entre os dias 24 e 27 de outubro, nas Caldas da Rainha.