Menino Jesus em foco na exposição de Natal do Museu do Canteiro

O Museu do Canteiro inaugurou a exposição de Natal “É tempo de CELEBRAR” na passada terça-feira, 12 de novembro, em Alcains. Patente até ao dia 6 de janeiro, está um “vasto e valioso espólio cultural e religioso” de imagens do Menino Jesus oriundas do Seminário de São José e das paróquias de Alcains, Caféde, Escalos de Baixo, Lardosa, Lousã, Mata, Póvoa Rio de Moinhos, Sobral do Campo, Tinalhas.

Os presentes na inauguração foram surpreendidos com um momento musical natalício oferecido pela USALBI, com os alunos do polo de Alcains, referiu o Museu do Canteiro no Facebook.

As peças sacras, em maioria dos séculos XIX e XX, tradicionalmente dadas a beijar desde a Missa do Galo até ao Dia de Reis nas várias freguesias, juntam-se à 19.ª Exposição de Presépios, que todos os anos acontece na época natalícia.

A novidade foi sugestão do pároco de Alcains, Carlos Almeida, com o objetivo de agregar o espírito de Natal de cada uma destas localidades no Museu do Canteiro.

O inventário das imagens e dos adereços dos Meninos Jesus foi feito por um dos anteriores responsáveis por estas paróquias, o padre António Castanheira, que está atualmente a exercer o presbitério em Abrantes, avançou o Município de Castelo Branco através das redes sociais.

“É tempo de celebrar” 53 anos de Alcains

A inauguração da exposição “É tempo de celebrar”, no Museu do Canteiros, integrou o programa de comemoração do 53.° aniversário da vila de Alcains. Ao longo do dia, a Junta de Freguesia promoveu o hastear da bandeira, uma sessão solene no Auditório do Centro Cultural de Alcains e uma sessão de fados em conjunto com o Fado Cale, associação fundanense, que se encerrou com um Porto de Honra servido aos presentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *