Mecalbi vence 19ª Edição do Prémio PME Inovação COTEC-BPI

A Mecalbi, empresa de mecatrónica para a indústria automóvel, com sede em Castelo Branco, foi a grande vencedora da 19ª Edição do Prémio PME Inovação COTEC-BPI. A vencedora foi conhecida na cerimónia de entrega do Prémio que decorreu em Lisboa.

Fundada em 2006, a fábrica de máquinas industriais para a realização do processo de retração térmica de mangas de proteção das junções soldadas de cablagens automóvel foi fundada por Jorge Amaral, atual presidente e acionista maioritário, que tem liderado o desenvolvimento do negócio. Atualmente, integra um grupo de 7 empresas, está presente em quatro continentes, e o mercado internacional representa mais de 99% da sua produção e receitas, tendo registado uma faturação superior a 11 milhões de euros em 2022.

Em comunicado, é explicado que a empresa albicastrense surge “após um rigoroso processo de seleção levado a cabo pela COTEC Portugal, assente em critérios exigentes de robustez financeira, investimento em conhecimento e inovação e elevado desempenho económico a nível internacional”. Assim, a Mecalbi distinguiu-se pela “oferta que disponibiliza ao mercado, que vem dar resposta a problemas antigos que não tinham ainda uma solução satisfatória, pela sua forte aposta nos mercados internacionais, a aposta e qualificação dos seus profissionais”, entre outros fatores, analisados pelo painel.

António Rios Amorim, presidente da COTEC Portugal, confessa que este foi talvez o ano em que foi mais complicado escolher um vencedor, tendo em conta as 198 candidaturas recebidas e as seis empresas finalistas, todas com percursos notórios na inovação. Este responsável destaca a resiliência desta e de todas as empresas galardoadas.

Já Pedro Barreto, administrador Executivo do BPI e presidente de júri, salienta a evolução de muitas PME portuguesas na última década, afirmando que “as empresas que estamos hoje a reconhecer mostram que Portugal é hoje um país muito diferente na inovação, registando uma evolução muito positiva de acordo com todos os indicadores internacionais”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *