Mariza, ProfJam e Marisa Liz são os cabeças de cartaz do Festival Sabores de Perdição, que volta ao Centro Cívico de Castelo Branco nos dias 6, 7 e 8 de setembro para dar a conhecer os sabores e os saberes da região após três anos desde a última edição.
Com quatro espaços principais, o Festival Sabores de Perdição traz concertos ao palco “Música com Saber”, um programa dedicado à valorização da gastronomia na tenda “Petiscos com Sabor”, o espaço infantil “Sabe a Brincadeira” para os mais jovens, na Praça 25 de Abril, e a pista de kart “Kartomania”, no parque de estacionamento ao lado do Jardim da Devesa.
A grande representante do fado português, Mariza, é o primeiro grande concerto do festival, às 23h de sexta-feira. O rapper expoente do hip hop nacional, ProfJam, anima a noite de sábado, 7 de setembro, a partir das 23h. No domingo, 8, é a vez de Marisa Liz, que se destacou como vocalista da banda Amor Electro, apresentar o concerto solo às 23h.
Além de grandes nomes da música portuguesa, os tributos a Tina Turner, Amy Winehouse e Pink Floyd sobem ao palco “Música com Saber”, um a cada dia, às 21h30, antes das atrações principais. No sábado, 7 de setembro, o DJ Junior K prolonga a festa a partir da meia-noite e meia.
Atrás do palco, a tenda coberta de dois andares dá lugar aos “Petiscos com Sabor”. Neste espaço, a gastronomia e os produtos endógenos têm lugar de destaque no segundo piso, onde serão servidos na zona de restauração e elaborados ao vivo durante os showcookings temáticos patentes todos os dias do festival.
As freguesias de Castelo Branco vão a concurso pelo melhor prato típico. Durante os dias de festival, as receitas tradicionais serão apresentadas e elegidas aos prémios, que serão entregues no domingo, às 19h, nos “Sabores da nossa terra”.
O público é convidado também a explorar os saberes da região no primeiro piso, entre os quais estarão expostos o bordado de Castelo Branco, a azulejaria, a cerâmica e a pintura, e os sabores no segundo piso.
Durante os três dias de festival, a pista de kart estará aberta à diversão a partir das 16h. A Escuderia de Castelo Branco estará a dinamizar o espaço “Kartomania” e a divulgar o kartódromo municipal. No espaço exterior, estarão também as animações e as tasquinhas de rua.
O programa “Terra a Terra”, da rádio TSF, dá a conhecer o Festival Sabores de Perdição em transmissão directa do Centro Cívico no sábado, 7 de setembro, a partir das 9h.
A estrutura do evento está a ser instalada no Centro Cívico de Castelo Branco desde o dia de ontem, 12 de agosto. Para a realização desta edição do Sabores de Perdição, Leopoldo Rodrigues avançou que o orçamento ronda os 500 mil euros.
Showcookings a valorizar os produtos da terra
A demonstração da confecção de um prato típico da região dedica-se à carne de caça, no primeiro dia, às 19h30, seguida de uma conversa sobre a produção, a valorização e o contributo do azeite na gastronomia durante a atividade “À volta dos nossos sabores”.
A carne do Merino da Beira Baixa será o prato principal do showcooking no sábado, dia 7, às 17h30. A raça autóctone possui grande relevância no território, tanto pela qualidade do produto, quanto pelo risco de extinção, e será o tema da conversa com a entidade gestora do Livro Genealógico sobre a preservação e valorização desta raça, que possui um conjunto de características intimamente ligadas à Beira Baixa.
O festival gastronómico encerra com dois showcookings a colocar no holofote o sarrabulho e os enchidos, seguidos de conversas à volta do vinho e dos enchidos e presuntos.
Sabores e Saberes em exposição
Somam-se aos 24 expositores dos ofícios e saberes da região, as associações e os produtores do setor agroalimentar. Os produtos da terra, como o mel, o azeite, os enchidos, os queijos, os cereais, os frutos, os vinhos, além de outros, também terão lugar junto aos 35 expositores dos sabores, que incluem a InovCluster, o Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar (CAATA), a Meltagus, a Associação de Produtores de Azeite da Beira (APABI), assim como entidades ligadas ao turismo, como a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).
O Festival Sabores de Perdição pretende, com esta edição, “conquistar uma posição de destaque no universo promocional agroalimentar, seja regional ou nacional”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, durante a apresentação do certame.
Por meio de atividades relacionadas à alimentação, à saúde, ao convívio e à cultura, o festival promove os sabores e os saberes da região da Beira, segundo o autarca albicastrense, Leopoldo Rodrigues. Na raiz do Sabores de Perdição, mantém-se o princípio da valorização dos produtos da terra e da cultura gastronómica.
De 2021 a 2024, duas edições não se realizaram
A última edição do Festival Sabores de Perdição ocorreu em agosto de 2021, sob restrições impostas pela pandemia de Covid-19. O intervalo de três anos até a edição de 2024 marcou-se pela ausência do evento, que não foi justificada pelo presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, assim como também não foi apresentado motivo pela escolha da realização do certame em setembro e não em agosto, como nas passadas edições.