O ex-presidente da Câmara do Fundão e ex-deputado à Assembleia da República, Manuel Frexes regressa à vida política para concorrer à liderança distrital do Partido Social Democrata (PSD) de Castelo Branco com Jorge Garcia no dia 15 de junho. O anúncio foi realizado durante uma reunião entre membros e dirigentes políticos do PSD na sede do partido em Castelo Branco, esta segunda-feira, 3 de maio.
Um dos principais projetos apresentados por Manuel Frexes é a criação de um Conselho Estratégico Distrital, em semelhança ao Conselho Estratégico Nacional do PSD, “ao qual competirá desenvolver conteúdos e linhas gerais de orientação, visando promover o desenvolvimento regional sustentável, inclusivo e inovador” do distrito, anunciou o candidato.
Segundo Luis Santos, atual presidente do PSD Distrital de Castelo Branco e candidato a vice-presidente, “o Conselho Estratégico Distrital será a incubadora de ideias e projetos futuros que serão defendidos” no distrito de Castelo Branco e será coordenado por João Leitão, professor do departamento de Gestão e Economia da Universidade da Beira Interior.
Entre os temas de atuação previstos estão a saúde, a sustentabilidade económica e social, mobilidade sustentável, “o fortalecimento da sociedade, na valorização cultural e garantia de igualdade de oportunidades para a totalidade do cidadão do nosso distrito”, referiu Manuel Frexes.
Com os sociais democratas à frente do Governo português, a lista encabeçada por Manuel Frexes acredita que a formação de um conselho estratégico no distrito levantará ”propostas concretas para problemas reais” que deverão ser apresentadas aos sociais democratas no Governo. O candidato compromete-se a “convidar os membros do Governo a estarem connosco e virem ao distrito, abrindo canais onde possam ser discutidas as soluções para os vários problemas setoriais”.
“Conheço bem Luís Montenegro, presidente do PSD e Primeiro-Ministro e também conheço muitos dos membros que integram o seu governo”, realça Manuel Frexes ao apontar a própria trajetória política como uma mais-valia para a secção distrital do partido.
Assim como Luis Santos, Alberto Dias, atual presidente da assembleia distrital do PSD também foi convidado a integrar a lista de Manuel Frexes. Sendo que Luis Santos apoiou o candidato logo após a decisão: “Quando o doutor Manuel Frexes manifestou a sua disponibilidade para poder avançar com uma candidatura à distrital do PSD apenas lhe disse que tinha todo o meu apoio e que estaria na primeira fila do combate político ao seu lado”.
A lista encabeçada por Manuel Frexes designa os candidatos Luis Santos e Ricardo Aires como vice-presidentes, Carlos Almeida como secretário e Jorge Coluna como tesoureiro. Os vogais são representados por Clara Ramos, Aida Fazendeiro, Rui Laranjo, Luis D’ellas, João Carlos Almeida e Pedro Folgado.
Manuel Frexes retorna à disputa pela liderança da Comissão Política Distrital do PSD de Castelo Branco após afastar-se da vida política. Recorda-se que o social democrata pediu demissão em 2019 após ser constituído arguido pelos crimes de prevaricação de titular de cargo político, participação económica em negócio, peculato de titular de cargo político, falsificação de documentos, crimes de recebimento indevido de vantagem e recebimento indevido de vantagem agravado, dos quais foi absolvido em fevereiro deste ano.