Kits multidesportivos entregues a professores da Escola a Tempo Inteiro

No dia 19 de abril, professores de Expressão e Educação Físico-Motora da Escola a Tempo Inteiro receberam 21 kit ‘Super Quinas’, no âmbito de uma iniciativa que integra o projeto da Federação Portuguesa de Futebol e da Associação de Futebol de Castelo Branco, com o objetivo de promover junto das crianças a prática desportiva.

Os kits entregues no Salão Nobre da Câmara Municipal complementam a oferta do kit de bolas desportivas feita anteriormente. Desta vez, a intenção é de fomentar a prática multidesportiva, através de materiais associados a outras práticas, tais como raquetes de ping pong, cones, cordas para percursos motores, arcos, entre outros.

“Não tem como objetivo que as crianças façam futebol, mas promover o seu desenvolvimento motor, o bem-estar e a saúde mental dos mais jovens”, destacou Ernesto Candeias, presidente da Associação de Futebol de Castelo Branco.

Os kits multidesportivos estão acessíveis a todos os alunos e não apenas um por cada Agrupamento, em respeito ao princípio da igualdade de oportunidades.

O programa “A Hora dos SuperQuinas” decorre nas atividades não letivas e de enriquecimento curricular das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico. Promovida pela Federação Portuguesa de Futebol, em parceria com as 22 Associações Distritais de futebol, a iniciativa pretende promover nas crianças a aquisição de estilos de vida ativos e a melhoria da literacia motora através da participação em atividades físicas e desportivas que lhes proporcionem experiências e brincadeiras significativas, positivas, prazerosas e divertidas.

O presidente da Câmara Municipal, Leopoldo Rodrigues, reforça a importância do acesso aos kits, “a prática desportiva segue uma lógica difundida desde os tempos da Grécia antiga, segundo a cultura clássica, devemos manter ‘mente sã num corpo são’, e é isso precisamente que a prática desportiva faculta, daí acharmos de extrema importância esta parceria com a Federação Portuguesa de Futebol e com a Associação de Futebol de Castelo Branco, ela materializa a articulação entre entidades para encontrar caminhos no mesmo sentido, que é integrar os nossos jovens na prática de uma vida saudável no geral, neste caso, através do desporto. É uma das linhas orientadoras e uma da medidas que consideramos importante no sentido de reforçar a coesão da nossa cidade e do nosso concelho.”

Isabella Cavalcanti

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *