Diogo Côrte, da Escola de Judo Ana Hormigo e Maria Ribeiro, do Sporting Clube do Sabugal, fizeram história ao representar Portugal pela primeira vez no Venray Get Together Tournament 2024, um dos mais prestigiados eventos inclusivos de Judo na Europa, organizado pela União Europeia de Judo.
O torneio, realizado nos dias 22 e 23 de novembro, nos Países Baixos, contou com a presença de atletas de 16 países de todo o Mundo e destacou-se pela integração de judocas com Deficiência Motora, Deficiência Intelectual, Autismo e Síndrome de Down.
Os dois judocas portugueses, ambos provenientes de clubes da Associação Distrital de Judo de Castelo Branco, foram os únicos representantes de Portugal nesta estreia internacional, que fica marcada por conquistas notáveis.
Na sexta-feira, 22 de novembro, os atletas participaram no divisioning, um processo que agrupou os judocas em divisões baseadas em critérios como velocidade, ação-reação, força e coordenação motora, ficando assim devidamente enquadrados no seu nível de capacidades.
Nesse mesmo dia, decorreu a competição de Katas, uma espécie de demonstração de técnicas de judo, onde Maria Ribeiro brilhou ao conquistar o 1º lugar no Katame-no-kata – demonstração de técnicas de controlo no solo – e o 2º lugar no Nage-no-kata – demonstração de técnicas de projeção.
Diogo Côrte, por sua vez, assegurou a medalha de bronze em Nage-no-kata. O treinador David Carreira participou com ambos na demonstração das diferentes katas.
No sábado, os dois judocas voltaram a impressionar na competição individual por divisões. Diogo Côrte, na categoria M15 Nível 3 -73 kg, realizou de forma brilhante cinco combates, sagrando-se vice-campeão da sua categoria. Maria Ribeiro também se sagrou vice-campeã na categoria F4 Nível 3 -63 kg, após disputar dois combates com bastante qualidade.
Os atletas foram acompanhados pelos treinadores Sofia Côrte, da Escola de Judo Ana Hormigo, e David Carreira, do Sporting Clube do Sabugal, que, não só ofereceram apoio técnico durante todo o evento, como também aproveitaram a oportunidade para trocar ideias e aprofundar o conhecimento sobre a modalidade e a inclusão de indivíduos com deficiência, referiu a Associação Distrital de Judo de Castelo Branco (ADJCB).
“A comitiva, em representação do distrito e do Judo Nacional, participou no torneio a expensas próprias, reforçando o compromisso e paixão pela modalidade”, destacou a associação.
“A estreia de Portugal neste evento inclusivo organizado pela União Europeia de Judo, sublinha a qualidade e o potencial do Judo Nacional nesta vertente adaptada, fruto da experiência e da dedicação dos seus clubes, bem como da Associação Distrital de Judo de Castelo Branco, em promover a inclusão destes indivíduos através da prática regular entre pares e de forma inclusa em treinos regulares, e ainda em atividades como estágios, encontros e competições abertas a nível nacional e regional. O sucesso de Maria Ribeiro e Diogo Côrte inspira a comunidade desportiva e projeta o Distrito de Castelo Branco como um verdadeiro exemplo de inclusão pelo desporto”, posicionou a ADJCB.