A cidade de Castelo Branco transforma-se, nos dias 7, 8 e 9 de novembro, no epicentro do basquetebol científico. A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco recebe o XII Congresso Ibérico de Basquetebol e o V Congresso Ibero-Americano de Basquetebol, um evento que reúne especialistas da área para debater as últimas tendências e avanços científicos da modalidade.
Com o tema “Orientações da Investigação para um Basquetebol Prático”, o congresso pretende estreitar a ligação entre a teoria e a prática, fornecendo “informações e processos de reflexão que permitam alcançar a excelência tanto no meio académico, como na prática em clubes de formação e alta competição”, refere o programa.
O Congresso Ibérico de Basquetebol é já uma referência no panorama nacional e internacional de eventos de revisão do estudo e da divulgação científica das Ciências do Desporto, sendo uma oportunidade única para investigadores, treinadores, profissionais e atletas do basquetebol se atualizarem e trocarem conhecimentos.
Esta edição, que assinala a 12ª realização do evento na Península Ibérica e a 5ª ampliada ao continente americano, aborda o estudo da modalidade desportiva de forma monográfica e transversal, com a apresentação de trabalhos científicos de relevância internacional.
O basquetebol, como uma área científica, envolve a aplicação dos avanços científicos em aspectos físicos, técnicos, táticos, sociais, psicológicos e pedagógicos. O congresso abordará temas relacionados ao basquetebol enquanto jogo, instituição, fenómeno social e objeto de estudo e aprendizagem na área da educação.
O evento é organizado por um consórcio de instituições, que inclui o Centro de investigação & Inovação do Desporto, Atividade Física e Saúde (SPRINT), a prestigiada Sociedade Científica de Basquetebol (SCB), a Sociedade Científica de Investigação em Basquetebol (SCIB) e pelo Grupo de Investigação para a Otimização do Empreendedorismo e do Rendimento Desportivo (GOERD) da Universidade da Extremadura.