IPCB integra Centro de Excelência para a Inovação Pedagógica com financiamento de 3 milhões de euros do PRR

O projeto liderado pela Universidade de Coimbra (UC), que integra o Politécnico de Castelo Branco (IPCB), foi aprovado no âmbito do Impulso Mais Digital, do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), com um financiamento de 3 milhões de euros para a criação de um Centro de Excelência para a Inovação Pedagógica – INOV3P.

O consórcio vai permitir a criação de um laboratório de práticas pedagógicas inovadoras, a realização de ações de formação e ainda a partilha de experiências entre as instituições parceiras. Pretende-se assim um processo de inovação contínua das metodologias e práticas de ensino e aprendizagem, num ambiente evolutivo que responda às necessidades dos cerca de 80.000 estudantes das instituições participantes, e garanta a formação contínua dos seus mais de 5000 docentes. 

O consórcio tem uma significativa abrangência geográfica, integrando instituições de ensino superior da região centro e de Lisboa, nomeadamente a Universidade de Coimbra, o ISCTE, a Universidade Aberta, o Instituto Universitário Militar, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, e os politécnicos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Santarém, Tomar e Viseu. 

A participação do IPCB neste consórcio “poderá contribuir para a necessária implementação de novos métodos de aprendizagem, alinhados com as necessidades de uma sociedade em contínua evolução”, expressa a instituição em comunicado. António Fernandes considera que “o INOV3P é mais um bom exemplo da importância do trabalho em rede e da colaboração entre as instituições de ensino superior, enquanto ferramenta para a criação de condições para o desenvolvimento e transformação das regiões, do país e do mundo”.

O futuro Laboratório de Inovação Pedagógica vai integrar espaços de cocriação, onde professores, alunos e pessoal de apoio colaboram na resolução de problemas comuns nas instituições, conjugando o rigor do conhecimento e a cultura da inovação pedagógica em novas formas de aprendizagem, assentes em práticas de ensino inovadoras. Esta estrutura tem prevista a criação de 3 núcleos, dedicados ao Conhecimento e Disseminação, à Formação, e à Valorização e Promoção.

Isabella Cavalcanti

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *