O Politécnico de Castelo Branco assinou dois autos de consignação para as obras de melhoria da eficiência energética e hídrica das escolas superiores do IPCB, situadas no Campus da Talagueira e no Campus da Senhora de Mércules.
A assinatura destes dois marca o arranque da empreitada “Melhoria de eficiência energética e Hídrica da Escolas Superiores de Tecnologia, Agrária e de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB”, informou a instituição em nota.
Com investimentos que podem superar os 4 milhões de euros com IVA, as obras têm início logo após a assinatura dos autos e possuem um prazo de execução de 180 dias seguidos. Para o Presidente do IPCB, “a assinatura destes dois autos de consignação, marcam o arranque efetivo das obras e são o culminar de um percurso que se iniciou com a aprovação das duas candidaturas submetidas pelo IPCB ao Programa de Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central”.
Na Escola Superior de Tecnologia está prevista a instalação de novas coberturas com isolamento térmico, a aplicação de isolamento térmico, do tipo EPS, nas paredes exteriores, a substituição dos equipamentos de ventilação e renovação do ar interior, bem como a instalação de uma unidade de produção para autoconsumo (UPAC). Quanto à eficiência hídrica, está prevista a instalação de autoclismos de descarga dupla e torneiras temporizadas, assim como um contador de água com comunicação dos consumos para uma plataforma digital.
Na Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias a empreitada prevê a instalação de um sistema solar fotovoltaico autónomo sem apoio, e ao nível da eficiência hídrica, a calibração dos autoclismos de descarga dupla, a instalação de torneiras temporizadas, a substituição de chuveiros e a calibração dos caudais dos urinóis.
A empreitada no Campus da Talagueira também prevê a substituição de todas as luminárias e a colocação de equipamentos do tipo chiller bomba de calor, em ambas as escolas.
Já na Escola Superior Agrária, a obra contempla a aplicação de isolamento térmico nas paredes exteriores, a aplicação de teto falso com isolamento térmico, a instalação de novas luminárias LED e de bombas de calor mais eficientes para climatização, e respetivas unidades interiores. Está ainda prevista a instalação de sistemas de produção de energia elétrica com painéis fotovoltaicos para autoconsumo. No que concerne à eficiência hídrica, serão instalados dispositivos de uso de água mais eficientes e sistemas de monitorização para a redução de perdas de água e controlo de consumos.