A partir deste ano letivo, o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) passa a oferecer curso pré-universitário a estudantes de Timor-Leste. Através da parceria com o East Timor Institute of Business (IOB), constituiu-se a primeira turma com cerca de 20 estudantes que se inscreveram após concluir o ensino secundário.
O protocolo de cooperação foi estabelecido há poucos meses sob a coordenação da vice-presidente do IPCB, Ana Vaz Ferreira, e em colaboração com a empresa de consultoria Estudar em Portugal.
Os estudantes timorenses estreiam o segundo curso pré-vestibular do IPCB, o primeiro contou com estudantes da América Latina e repete-se em uma segunda edição este ano.
Os cursos pré-universitários funcionam como uma etapa preparatória ao ingresso na ensino superior e têm como objetivo reforçar as competências dos estudantes em Língua e Cultura Portuguesa, bem como fortalecer os conteúdos do ensino secundário nas áreas específicas nas quais os estudantes pretendem prosseguir estudos no ensino superior, informou o IPCB em comunicado.
A realização destes cursos de preparação permite que estudantes internacionais tenham um período de ambientação em Portugal, antes do seu ingresso no ensino superior, facilitando esta transição não só entre níveis de ensino, mas entre diferentes países e culturas.