Os novos estudantes internacionais do Politécnico de Castelo Branco (IPCB) participaram de sessões de integração nas Escolas Superiores de Educação e de Gestão de Idanha-a-Nova. Além de apresentarem a estrutura e os serviços do IPCB, as sessões também abordaram temas como saúde mental, bem-estar e inclusão com o objetivo de ajudar os estudantes a se adaptarem à vida acadêmica e cultural em Portugal.
As centenas de recém chegados puderam conhecer o recém-criado Serviço de Saúde Mental e Bem-Estar do IPCB, que oferece consultas gratuitas, acompanhamento psicológico e apoio à integração, permitindo a adaptação a um novo país, novas rotinas e possíveis desafios.
Além dos mecanismos de apoio dos Serviços de Ação Social, as sessões apresentaram o ALL IN, um projeto de inclusão integrado ao programa de promoção de saúde mental e bem-estar destinado a toda comunidade académica.
Para facilitar a adaptação dos estudantes estrangeiros, representantes da Junta de Freguesia de Castelo Branco, da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB), estiveram presentes para esclarecer dúvidas sobre questões relativas à regularização de vistos e atestados de residência, assistência médica, ou ajuda ao prosseguimento dos estudos.
“Os estudantes expressaram entusiasmo e satisfação com as informações fornecidas, destacando a importância deste tipo de iniciativas para uma adaptação mais tranquila à vida académica”, referiu o IPCB em nota à imprensa.
Através destas iniciativas de integração, a instituição disse que “reafirma o seu compromisso com a diversidade e com o acolhimento de estudantes internacionais, promovendo um ambiente de aprendizagem inclusivo”.