InovCluster aposta no regresso de emigrantes como oportunidade de impulsionar a economia

Mais de 29 mil portugueses já regressaram a Portugal através do programa Regressar, e a procura continua a crescer. Na região Centro, o programa representa uma oportunidade de atrair novos talentos e impulsionar a economia local, afirmou Christelle Domingos, diretora executiva da InovCluster.

No dia 8 de outubro, o diretor executivo do programa, José Albano, esteve no Centro de Empresas Inovadoras (CEI) para apresentar as diversas medidas de apoio disponíveis para os emigrantes portugueses, assim como familiares e descendentes, que desejam regressar a Portugal.

Entre as medidas que o Governo de Portugal colocou à disposição para o regresso dos portugueses, estão os apoios à formação e à reconversão profissional, ao reconhecimento de habilitações e qualificações profissionais, à mobilidade geográfica e à criação de emprego, além de benefícios fiscais para novos residentes, assegurou o gestor do programa.

O programa Regressar representa mais investimento, inovação e desenvolvimento da atividade empresarial da região Centro ao atrair mão de obra e oferecer benefícios fiscais e monetários. “Através dos apoios disponíveis, os emigrantes que têm ligação familiar a Portugal, podem regressar e ter acesso a estes benefícios”, avançou a diretora do InovCluster. 

“Precisamos de pessoas, precisamos de talentos e precisamos que isto tudo se una em prol da competitividade do nosso tecido empresarial”, afirmou a diretora executiva da InovCluster. Christelle Domingos destacou que atividades como esta são dinamizadas “sempre com o objetivo máximo de catapultar a competitividade para as empresas”.

O Cluster Agro-industrial do Centro (InovCluster) dinamizou a atividade em atenção às “oportunidades de captação de recursos humanos, mas também àquilo que são as linhas de financiamento que estão disponíveis e que podem apoiar as empresas a investirem mais em inovação e na aquisição de equipamentos e outros investimentos que sejam necessários para o desenvolvimento da atividade empresarial”, assegurou Christelle Domingos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *