IC31: Castelo Branco sedia o 2° Encontro Ibérico da Aliança Territorial Europeia

O 2° Encontro Ibérico da Aliança Territorial Europeia (ATE) realiza-se no dia 21 de outubro, a partir das 16h, no Centro de Cultura Contemporánea de Castelo Branco (CCCB). Os líderes políticos, empresários e sociedade civil da Beira Baixa e do Norte da Extremadura reúnem-se para reclamar ao governo de Portugal e da Junta de Extremadura o início das obras, sob o lema “Unindo territórios e construindo o futuro”.

O programa da tarde da segunda-feira prevê a elaboração de um manifesto, que será entregue aos governos de Espanha e Portugal, a exigir a definição de um calendário de início e finalização das obras da autoestrada desde Moraleja a Castelo Branco na Cimeira Ibérica, que decorrerá dois dias a seguir, em 23 de outubro.

O encontro também prevê a criação de alianças transversais entre os atores do território do centro, compreendido entre Madri e Lisboa. Haverá três painéis dedicados aos poderes políticos locais, à agroindústria e às oportunidades relacionadas à água, em termos de turismo e da produção rural.

A Aliança Territorial Europeia, que inclui 20 municípios das Comunidades Intermunicipais do Oeste e da Beira Baixa, quer que o atual Governo social democrata garanta o investimento de cerca de 150 milhões de euros necessário para a obra de conclusão do IC31, reiterou João Lobo, presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) e da Câmara de Proença-a-Nova, na última reunião em Nazaré.

Apesar de não estar confirmada, a presença do ministro Miguel Luz no II Encontro Ibérico será importante para fixar o compromisso “na agenda, até para este Orçamento de Estado que estamos agora a querer começar a construir”, afirmou o presidente da Câmara de Proença-a-Nova na ocasião.

O financiamento da obra do IC31 permanece incerto. A verba proveniente do Leilão do 5G, indicada para a conclusão da autoestrada pelo Governo de António Costa, foi refutada pelo atual ministro das Infraestruturas, segundo avançou o presidente da Câmara de Castelo Branco, no dia 23 de setembro.

“Haverá aqui alguma dificuldade, mas ainda assim (o ministro Miguel Pinto) mantém o compromisso de concluir o IC31”, referiu Leopoldo Rodrigues sobre o interesse demonstrado pelo ministro das Infraestruturas em dar continuidade aos compromissos do anterior Governo sobre a execução da autoestrada.

Durante a terceira reunião da ATE, o deputado à Assembleia da República do Partido Socialista (PS) Walter Chicharro defendeu que “é no Orçamento de Estado que isto se resolve”. Esta será a forma mais rápida de concretizar o projeto, segundo afirmou.

Até ao final deste ano, a Infraestruturas de Portugal (IP) espera ter em fase de conclusão o projeto de execução do primeiro troço de 12 quilómetros em perfil de autoestrada, para lançar o concurso em 2025, revelou João Lobo. A previsão do anterior Governo era de ter máquinas no terreno em 2027. A expectativa da ATE é de assegurar este prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *