Associações e representantes políticos da Beira Baixa e do Norte da Estremadura, em Espanha, estão a concentrar esforços para reivindicar a conclusão da IC31 através da criação da Aliança Territorial Europeia Norte de Extremadura – Beira Baixa, anunciou Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, em conferência de imprensa nesta segunda-feira, 13 de maio.
A criação da aliança territorial europeia avança após a primeira reunião realizada em Moraleja, no dia 9 de maio, na qual estiveram presentes associações empresariais e de desenvolvimento social, elementos da comunidade civil e representantes políticos portugueses e espanhóis.
A ligação entre Madri e Lisboa em perfil de autoestrada foi o principal tema em discussão no certame, que decorreu no município raiano onde termina a autoestrada do lado de Espanha. O objetivo foi levantar o ponto de situação nas duas regiões que aguardam pela construção de cerca de 80 km de autoestrada para concluir a ligação entre a A23 e a EX-A1.
Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, cobra a responsabilidade também da União Europeia sobre a coesão do território, “no sentido de que todos os territórios tenham as mesmas oportunidades”. O presidente referiu-se ao “desenvolvimento do norte da Europa” como consequência de uma “boa rede de comunicação rodoviária e ferroviária” para acrescentar que não compreende “a razão de não serem dadas as mesmas oportunidades ao nosso território quando falta tão pouco para fazer esta ligação plena entre Lisboa e Madri”.
A aliança não se trata de um projeto político, segundo Ana Palmeira de Oliveira, presidente da direção da Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB): “Independemente das pessoas que estejam na liderança do país, reclamamos para o território, para o país e para Ibéria que a IC31 seja completada”. A representante do tecido empresarial destaca a necessidade da autoestrada para o setor económico.
Arnaldo Bras, presidente da associação de desenvolvimento Amato Lusitano, relembrou que há 25 anos discute-se a ligação entre Espanha e Portugal nestes territórios: “Foram 25 anos que do lado de cá pouco se fez, falou-se muito, mas não se concretizou e acho que agora em que estamos novamente reunidos, neste território todo, há de facto o interesse de que IC31 se realize o mais breve possível”.
A segunda reunião desta aliança está marcada para o dia 27 de maio, em Castelo Branco, com objetivo de apresentar a proposta a mais entidades e personalidades. Após a fase de apresentação, será elaborado o memorando de entendimento para a futura formalização da iniciativa.
Em seguimento, decorre o primeiro encontro ibérico da Aliança Territorial Europeia Norte de Extremadura – Beira Baixa, no dia 19 de junho, em Moraleja. O segundo encontro será em Castelo Branco, no dia 21 de outubro.