GNR resgata andorinhão-preto em Alcains

A ave, encontrada aparentemente ferida e incapacitada de voar, foi entregue ao Posto Territorial de Alcains por um cidadão. A Guarda Nacional Republicana (GNR) procedeu ao transporte do andorinhão-preto ao “Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERAS), em Castelo Branco, para monitorização do estado de saúde, recuperação e posterior libertação no seu habitat natural”, no dia 23 de julho.

O andorinhão-preto (Apus apus) é uma ave comumente observável de março a outubro em Portugal, período em que rumam à África para permanecer durante o inverno, segundo João Rabaça, no sítio web da Fundação Calouste Gulbenkian. Classificada como espécie Vulnerável (VU) e mesmo Em Perigo (EN), segundo censos no Reino Unido e em Espanha, o andorinhão-preto passa a maior parte das suas vidas em voo.

O Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR é responsável pela proteção dos animais e funciona em permanência, através da Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *