Gabinete de Apoio à Vítima registou 174 novos casos de violência doméstica em 2024

Os novos casos registados pelo Gabinete de Apoio às Vítimas de Violência da Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento (ALAD) correspondem ao apoio prestado em todo o território da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Beira Baixa no primeiro semestre deste ano.

Segundo relatório divulgado pela associação, destes novos casos, 138 casos estão a ser acompanhados pela Estrutura de Atendimento, Acompanhamento e Apoio Especializado a Vítimas de Violência Doméstica (EAVD), que oferece apoio psicológico e social, além de informação jurídica para as vítimas e sensibilização sobre a violência doméstica, a igualdade de género, a violência no namoro e a violência escolar.

A estrutura da ALAD ofereceu intervenção especializada de apoio psicológico a 49 crianças e jovens vítimas de violência, dos quais 16 são novos casos e 33 são casos revistos, através do RAP (Resposta de Apoio Psicológico para Crianças e Jovens Vítimas de Violência Doméstica da Beira  Baixa). Durante este período, foram realizados 936 atendimentos.

Entre os novos casos de violência doméstica, 20 precisaram ser recebidos pelo Centro de  Acolhimento de Emergência para Vítimas de Violência Doméstica (CAEV). Diferentemente da EAVD, o CAEV promove estratégias de proteção e acolhe vítimas de violência doméstica em situações de emergência.

Além dos novos casos, a EAVD acompanhou 40 casos transitados de anos anteriores, que resultaram em 178 atendimentos no primeiro semestre deste ano. E o CAEV realizou um  total de 284 atendimentos. 

A Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento oferece uma resposta  integrada e ativa no apoio às vítimas de violência doméstica há 18 anos, através do  Gabinete de Apoio às Vítimas de Violência, de forma descentralizada, gratuita e confidencial.

Em nota, a ALAD reafirmou o “compromisso em continuar a oferecer apoio integrado e especializado às vítimas de violência doméstica” nos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e  Vila Velha de Ródão. 

As situações de violência doméstica podem ser denunciadas através dos contactos 272 321 332 ou 961 948 967 e do e-mail nav.castelobranco@amatolusitano-ad.pt.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *