Formado consórcio para intervenção no Pinhal Interior

A CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa – integra o consórcio de da Intervenção Integrada de Base Territorial do Pinhal Interior.

A apresentação do Plano de Ação Estratégico Pinhal Interior 2030 e a formalização do Contrato de Consórcio aconteceu em Ansião, com a presença de mais quatro Comunidades Intermunicipais e da Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias de Xisto. A sessão contou também com a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa; do secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas, João Paulo Catarino; e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

A CIMBB conta que o Plano de Ação apresentado detalha os 4 pilares estratégicos (Resiliência do Território, Coesão Territorial, Competitividade, Atratividade) para fazer face aos desafios do território, nomeadamente a Depopulação e envelhecimento populacional, o Declínio acentuado da população ativa, a Reduzida competitividade e diversificação da estrutura económica, a Baixa capacidade de atração de talento e investimento, a Débil oferta de serviços de interesse geral da população residente, a Escassez de iniciativas de empreendedorismo, e as Dificuldades de preservação dos recursos naturais.

A cerimónia culminou com a assinatura do Contrato do Pinhal Interior, com uma intervenção final da ministra da Coesão Territorial, que assinalou a importância do momento e o facto do programa Pinhal Interior 2030 decorrer de um processo participado pela comunidade local.

O Pinhal Interior é uma área rural com fraca densidade urbana, representando na região Centro e no país os maiores desafios e vulnerabilidades ambientais, naturais, demográficas, sociais e económicas. Fazem parte da área de Intervenção Integrada de Base Territorial do Pinhal Interior os concelhos de Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei e, ainda, algumas freguesias mais ocidentais dos municípios de Castelo Branco e de Vila Velha de Ródão.

Para a CIMBB, este foi um evento “significativo”, que “reforça o compromisso com o desenvolvimento do Pinhal Interior, destacando a importância do consórcio e da cooperação intermunicipal na promoção do crescimento e coesão territorial”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *