FANTASIAS DE NATAL

Já estamos quase no Natal…e como já é “tradição”, começam a passar os filmes “típicos” de Natal…a ouvirem-se as músicas “típicas” de Natal (quando começo a ouvir o “Last Christmas” dos “Wham!” já dá até vontade de espetar garfos nos tímpanos!!!)…em todas as cidades há as “típicas” feiras de Natal, com os seus presépios e comboios para as crianças…mas..ups! Nem em todas as cidades há isso tudo! Em Castelo Branco parece que se resolveu optar pela diferença…e…qual comboio de Natal, qual quê! Lembram-se da publicidade dos chocolates de leite “Fantasias de Natal”, onde um avô brincava com a neta…enquanto lhe comia os chocolates…até que pega num “coelhinho” e a neta diz: “Não, não…o coelhinho, vai com o Pai Natal e o palhaço, no comboio ao circo!”. (Para quem não se recorde, deixo o link:  https://www.youtube.com/watch?v=pR6O9yzPqRk )

Pois….por Castelo Branco, neste Natal, ninguém anda de “comboio natalício”….seja o Pai Natal, o coelhinho, ou as muitas crianças que ao chegarem ao centro da cidade perguntaram: – “Onde está o comboio?” E não, não escrevo isto porque “ouvi dizer”, escrevo porque presenciei mesmo essa situação… E na minha opinião, também não entendi muito bem o porquê…que de há uns bons anos para cá, creio ser a única vez que não há nada, seja de comboio, seja de “diferente”… O que se passou? Problemas com a adjudicação do serviço? Falha do prestador do mesmo? Opção de não se ter este ano? Greve “natalícia” da CP..? O que aconteceu? Pois bem, pelo que li na imprensa regional, parece que o contrato foi descumprido por uma empresa de Coimbra, que devia proporcionar o comboio às nossas crianças. Mas se a empresa contratada não cumpriu com a sua obrigação… não seria o momento de pensar em alternativas como soluções? Sertã, Alcanena, Idanha-a-Nova, Mondim de Basto, Coimbra, Oleiros, Mirandela…(18 no total) todas estas localidades têm os seus comboios de Natal e não estamos a falar de comboios lendários com mais de cem anos de idade, mas de comboios alugados a uma  empresa albicastrense bem conhecida, a saber, a “VTE-EVENTOS”. Certamente bastaria um telefonema para a empresa sediada na cidade, que até colocou vários comboios a circular em várias regiões e cidades do país, sem falhar…ao contrário da empresa contratada e que não cumpriu! Acredito que, com toda a certeza, teriam disponibilizado um comboio. Mas não… A Câmara Municipal ficou à espera, ou os “propalados” assessores estavam à espera que fosse o presidente a ligar para resolver a falta do comboio…ou ninguém se lembrou que na cidade há uma empresa com muitos comboios para alugar…não sei….fica a dúvida.  E como tal, mais não digo, pois nunca gostei de falar de situações das quais não tenho pleno conhecimento. Mas creio que os albicastrenses deveriam ter tido uma explicação. Até a própria “feira” de Natal, parece estar a “meio gás” relativamente a anos anteriores… Não sei, mas algo soa a mais fraco este ano e não se entende o porquê… Opções? Falta de alternativas? Falta de ideias novas? Será que éramos nós que estávamos habituados a (muito) melhor em anos passados? Quiçá… Mas quase parece que as festividades de Natal foram alvo de uma espécie de “austeridade” ao estilo da “troika”… Ah e pelo que já tem vindo a ser publicitado para a passagem de ano…não se esperam “melhorias” por assim dizer… Veremos…

Mas atenção, há mais coisas “típicas” da época natalícia, que por Castelo Branco parece que se estão a tentar replicar, como por exemplo, o filme que passa na TV em TODOS os natais, a saber, o “Sozinho em Casa”!!! E como?

Hélder Henriques, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, anunciou que, a partir de quarta-feira, 11 de dezembro de 2024, deixa de exercer funções como vereador a tempo inteiro no executivo municipal…e quase ao mesmo tempo começam a circular rumores de que o Presidente da Autarquia teria contratado 27 (!!!) assessores…que depois se ouvia dizer que não o seriam, nem em número nem em tipologia…e que depois se ouviu dizer que afinal só seriam 4! Eu (como já disse atrás) não tenho o conhecimento total do assunto e como tal, não vou “alimentar” o “diz-que-disse” pois é algo que eu, pessoalmente, abomino…gosto e sempre me pautei por falar de coisas claras e concretas! Mas o certo é que daqui a nada, se mais alguém seguir o rumo do agora ex-vice da autarquia, o Presidente arrisca-se a interpretar um novo “Kevin”, que fica “Sozinho em Casa” a defender a autarquia de possíveis “saqueadores”! Espero é que tenha “imaginação”, ou melhor, “concretização” igual à do dito “Kevin” do filme, para afastar possíveis “saqueadores”…o que se formos ter como exemplo as obras efetivamente concretizadas pela autarquia neste mandato (e comparando com o prometido)…digamos que parece deixar um pouco a desejar face (mais uma vez) ao que estávamos habituados em anos que já lá vão… Agora a ver vamos.

E despeço-me desejando um excelente Natal a todos, com tudo de bom…e que se quiserem andar de comboio,,,,visitem um concelho vizinho!

Nuno Duarte M. Figuinha 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *