Europeias 2024: PS vence a AD por 1500 votos a mais no concelho

O concelho de Castelo Branco seguiu a tendência nacional, elegendo o Partido Socialista (PS) com mais votos, 35% do total, nas Eleições Europeias decorridas nos dias 6 a 9 de junho de 2024. A Aliança Democrática (AD) aparece logo em seguida com 28% do total de votos nos resultados provisórios conhecidos no dia 10 de junho, às 18h39, através do sítio web do Parlamento Europeu.

Os socialistas elegeram um eurodeputado a menos do que na eleição anterior, devido à perda de quase quatro pontos percentuais no país em relação às eleições de 2019.

A coligação AD permanece com sete dos 21 eurodeputados portugueses no Parlamento Europeu, apesar do aumento de sete e meio por cento dos votos em relação às últimas Eleições Europeias.

Em contrapartida, o partido liberal conservador CHEGA elegeu pela primeira vez nas europeias, estreando com dois eurodeputados. No concelho de Castelo Branco, a lista encabeçada por António Tânger Corrêa (CHEGA) às europeias foi a terceira mais votada, reunindo mais de oito mil votos, representando 10,58% dos resultados.

Se em 2019, a nível nacional, o terceiro partido mais bem votado foi o Bloco de Esquerda (BE), com 10,56 pontos percentuais, nestas Eleições Europeias é a vez do CHEGA liderar os partidos minoritários, a seguir da AD, com 9,79% dos votos. A Iniciativa Liberal (IL) aproximou-se dos liberais conservadores com cerca de 9% dos votos totais.

Após os primeiros resultados apurados das 19 freguesias e uniões de freguesia do concelho de Castelo Branco, às 18h39, contabilizou-se menos inscritos e mais votantes em relação às Eleições Europeias de 2019.

Registou-se 48 mil albicastrenses inscritos, este ano, dentre os quais vinte mil votantes. Em 2019, apesar de haver mil inscritos a mais, foram três mil votantes a menos.

Portugal, por sua vez, assistiu a um aumento de 6% de cidadãos europeus que compareceram neste compromisso político, seja antecipadamente ou presencialmente no último fim-de-semana. Este ano, o país alcançou 36% de participação eleitoral, enquanto as eleições europeias de 2019 registaram 30%.

Marta Temido lidera a lista do PS, assistida por Francisco de Assis, Ana Catarina Mendes, Bruno Gonçalves – o mais jovem eurodeputado português -, André Franqueia Rodrigues, Carla Tavares, Isilda Gomes e Sérgio Gonçalves.

A lista da AD é liderada por Sebastião Bugalho e inclui Paulo Cunha, Ana Miguel Pedro, Hélder Sousa e Silva, Lídia Pereira, Sérgio Humberto e Paulo Nascimento Cabral.

As eleições europeias de 2024 definiram os membros recém-eleitos do Parlamento Europeu. Os eurodeputados serão responsáveis por decisões fundamentais sobre quem chefiará as instituições da UE e retomarão o trabalho do Parlamento para adotar legislação e pedir à Comissão Europeia e a outros organismos da UE que prestem contas, segundo o sítio online do Parlamento Europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *