No âmbito da iniciativa “Beira Baixa com Energia”, os estudantes do ensino superior de Castelo Branco apresentaram projetos inovadores com o objetivo de promover uma transição energética justa e inclusiva. Após avaliação por parte de um júri especializado, três equipas foram premiadas e receberão apoio para a fase regional, destacando-se pela originalidade das ideias e pelo potencial de gerar impacto social.
Os jovens autores das propostas foram reconhecidos com um cabaz de produtos sustentáveis e terão acesso a sessões de mentoria individualizadas com especialistas de entidades sociais locais. A iniciativa da Fundação EDP oferece o apoio a fim de fortalecer as propostas, aumentando o impacto social e a viabilidade de cada projeto a longo prazo, referiu a Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento (ALAD) em nota à imprensa.
Entre os projetos vencedores, estão ideias para promover a sustentabilidade e sensibilizar para a problemática da poluição ambiental; otimizar o uso dos aquecedores em residências de estudantes e promover o uso de energias renováveis e o consumo sustentável através do desporto.
O encontro promovido pela Fundação EDP, em parceria com a EDP; a ALAD, através da Incubadora Social IN de Castelo Branco, e a Universidade de Évora, realizou-se na sede da Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB).
As ideias das equipas foram avaliadas com base na criatividade e na viabilidade de implementação, pelo júri composto pela Vanda Martins, administradora da Fundação EDP; Luísa Bernardes, representante do Centro da Portugal Inovação Social; João Carvalhinho, secretário executivo intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB); Nuno Caseiro, Professor do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e Afonso Cavaco, investigador da Universidade de Évora.
As equipas finalistas concorrem para eleição do primeiro, segundo e terceiro lugares regionais. Cada participante receberá, além dos cabazes sustentáveis, prémios que incluem: estadia de duas noites no Floating Álvaro, na aldeia de Álvaro, ao 1° lugar; passeio de barco elétrico em Vila Velha de Rodão ao 2° lugar e cabaz de produtos sustentáveis ao 3º lugar.
“Iniciativas como o ‘Beira Baixa com Energia’ são essenciais para promover a inovação e envolver os jovens na procura de soluções sustentáveis para os desafios da transição energética justa, especialmente nas regiões do interior, refletindo o compromisso da Fundação EDP em apoiar o desenvolvimento e a sustentabilidade”, destacou Vanda Martins, administradora da Fundação EDP responsável pela área de Inovação Social.
O evento cumpriu com o compromisso da Fundação EDP e das instituições parceiras em promover uma transição energética inclusiva e sustentável, afirmou a associação albicastrense.