A Câmara de Castelo Branco, através do Serviços Municipalizados, assinalou o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) com a inauguração de dois novos pontos de captação de água não potável destinados ao combate aos incêndios e à limpeza de ruas e contentores na Alameda do Cansado e na Quinta das Pedras.
Em frente ao equipamento recém instalado na Alameda do Cansado, equipado com bombas de captação de água autómatas e medidores de caudal, uma viatura da corporação de bombeiros de Castelo Branco e outra viatura “lava contentores” dos Serviços Municipalizados demonstraram o abastecimento com a água não potável, simbolizando a inauguração.
Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, recorda que o reservatório de água do Cansado foi utilizado no ano passado, durante o incêndio do Carrascal, “quando o sistema acabou por não responder com a prontidão que nós gostaríamos”. Com a intervenção dos Serviços Municipalizados de Castelo Branco (SMCB), o novo equipamento fornece condições para um abastecimento mais rápido e utiliza recursos hídricos não potáveis para o combate aos incêndios.
Para o futuro, o presidente da Câmara afirma ter a intenção de implementar outros projectos em resposta aos desafios ambientais. Como exemplo, Leopoldo Rodrigues citou a utilização da água tratada na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Castelo Branco para outros fins, como a rega dos jardins e floreiras da cidade, ao invés de ser despejada na Ribeira da Líria.
O projeto de aproveitamento da água não potável disponível nos reservatórios naturais subterrâneos realiza-se no âmbito do Programa de Utilização Sustentável dos Recursos Hídricos de Castelo Branco. Sónia Mexia, administradora dos SMCB, realça que “com esta solução, nós conseguimos fazer uma melhor gestão dos recursos e proteger o ambiente com ganhos de sustentabilidade para as gerações futuras”.