“Sob o lema ‘Sozinhos vamos rápido, juntos vamos mais longe’, o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva (AEAP) celebrou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com a inauguração de uma exposição e uma programação cultural, ambas dedicadas aos temas da inclusão, da diversidade e do respeito.
No dia 3 de dezembro, a efeméride iniciou com a performance ‘Dá Corpo à Tua Voz – Movimentos de Inclusão’, do Váatão – Teatro de Castelo Branco. Através de estátuas vivas, a performance abordou a inclusão e interagiu com os alunos, enquanto promovia a reflexão.
A música também esteve presente com o concerto ‘Notas Musicais para a Inclusão’, de Camila Macedo e Rui Barata, que celebrou a diversidade e o respeito com as canções.
A inauguração da exposição ‘Mentes que Brilham, Rostos que Inspiram’ foi um dos principais destaques da efeméride. Instalado na escola sede, este espaço expõe, de forma permanente, a homenagem dedicada a personalidades com deficiência que superaram preconceitos e contribuíram para a sociedade.
As atividades estenderam-se do dia 3 para o dia 4 de dezembro, com exibições de animações e debates sobre inclusão, promovendo a reflexão e o compromisso com um futuro mais justo e igualitário entre os alunos da educação pré-escolar até ao 3.º ciclo do ensino básico.
O Departamento de Educação Especial do AEAP agradeceu a todos que contribuíram “para o sucesso deste dia memorável”, em especial aos artistas, docentes, funcionários e alunos. “Juntos, mostraram que a inclusão não é apenas um objetivo, é um caminho que se constrói com a colaboração de todos”, encerrou o comunicado.