O 9.° Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design (EIMAD’24) reuniu oradores de 17 países para debater e divulgar estudos e experiências, entre os dias 27 e 29 de junho, em mais uma edição organizada pela Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB).
Ao longo destes três dias, a ESART recebeu 389 professores, investigadores, estudantes e profissionais vindos de países da Europa, como Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Bélgica, República Chéquia, Bulgária, também do Reino Unido, dos Estados Unidos da América, Brasil, México, China, India, Irão, Malásia e Indonésia.
Em comparação à edição anterior, o EIMAD’24 ampliou a dimensão internacional com mais 200 participantes e cinco nacionalidades. Foram apresentados mais de cem artigos em 15 sessões com temáticas paralelas. Segundo o IPCB, o encontro continua a ter ecos além-fronteiras junto às mais reputadas e referências na investigação em design, música e artes.
Este ano, as sessões plenárias ficaram a cargo dos conferencistas internacionais Jorge Frascara, Ellen Lupton, David Bihanic, Joanie Lemercier e Peter Benz, que se juntaram à portuguesa Helena Caspurro.
Segundo a instituição, o encontro “foi um verdadeiro espaço de entendimento e permitiu, não só a construção de pontes a partir de diferentes perspetivas e interdisciplinas, como também a partilha e a disseminação de conhecimento, experiências e saberes e estabelecer contatos importantes para o presente e para o futuro”.
No EIMAD’24, também foi anunciada a aprovação do financiamento da Universidade Europeia BAUHAUS4EU, com a presença de Peter Benz, presidente da universidade alemã líder do consórcio Bauhaus-Universität Weimar.
O EIMAD’24 norteou-se pela Agenda 2030, promovida pela ONU, que prioriza o crescimento sustentável, regenerativo e inclusivo globalmente, valores também presentes na iniciativa criativa e interdisciplinar da Comissão Europeia New European Bauhaus, que reúne designers, arquitetos, artistas, cientistas, engenheiros, especialistas digitais e estudantes para criar pontes entre a ciência, tecnologia, arte e cultura.
O IPCB anunciou um livro como resultado deste EIMAD’24, o “Advances in Design, Music and Arts III” com garantia de indexação à Scopus e publicado pela prestigiada chancela Springer.