A partir do número de visitantes, estima-se que a feira de queijos de Alcains tenha movimentado cerca de 112 mil euros apenas em queijos, comercializados por 28 queijeiros portugueses, locais e nacionais, espanhóis e italiano, entre 3 e 5 de maio, conforme anunciou Patrícia Coelho, vereadora, durante a reunião pública do dia 17 de maio.
Na segunda edição como Portugal Cheese Festival, o certame atraiu visitantes do Algarve, do Norte e do Alentejo em menores números, de 8% a 16%, e da área metropolitana de Lisboa e do Centro em maiores números, 22% e 34%, respectivamente.
Durante os três dias de festival, os estrangeiros superaram a quantidade de açorianos presentes. Os visitantes com origens, maioritariamente, de Espanha, mas também de França e Brasil, representando 5% do público total.
A maioria das queijarias repetiram a experiência de expor no Portugal Cheese Festival, este ano, e referiram que o volume de negócios foi superior ao do ano passado, revelou Patrícia Coelho, vereadora e presidente da InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro.
Com as raízes na Feira de Queijo de Alcains, o Portugal Cheese Festival “está em crescente e, como qualquer projeto, precisa de tempo para amadurecer”, assume a vereadora.
As estimativas feitas pela organização do festival apontam para cerca de 600 mil euros movimentados durante os três dias.
Os dados apresentados foram levantados pela empresa contratada pela organização do evento, a partir de três inquéritos aplicados aleatoriamente ao visitantes.