João Serrano e João Rocha, docentes da Escola Superior de Educação do IPCB e investigadores do Centro de Investigação SPRINT, realizaram uma recolha de dados para estudar a performance em competição oficial dos atletas masculinos Sub-14 das seleções distritais portuguesas de basquetebol.
Pretende-se com esta investigação criar um perfil de esforço dos atletas de basquetebol Sub-14, proporcionando aos treinadores ferramentas para melhorarem os seus processos de treino, e consequentemente contribuir para melhoria do perfil e processo de formação dos atletas em Portugal. O trabalho foi realizado com recurso ao sistema de análise inercial – WIMUS, equipamento de última geração adquirido pelo IPCB para equipar o Laboratório de Desporto, e teve como objetivo conhecer a carga interna e a carga externa dos atletas em competição.
O WIMUS é um equipamento apenas usado pelas equipas profissionais e permite estudar cerca de 200 variáveis, como a frequência cardíaca dos atletas, a velocidade de execução, as distâncias percorridas, os impactos, os saltos, a direção do deslocamento, entre outros, o que torna esta investigação inovadora a nível mundial.
O trabalho foi realizado durante o Campeonato Nacional de Inter-seleções Distritais da Federação Portuguesa de Basquetebol, sendo o resultado de uma parceria entre o Politécnico de Castelo Branco, a Universidade da Extremadura (UEX) e a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB).
Segundo comunicado de imprensa do IPCB, a recolha dos dados para a investigação foi de “extrema complexidade” e procurou não perturbar o normal funcionamento das competições. O estudo exigiu meses de planeamento e envolveu uma equipa de 10 investigadores (4 do IPCB e 6 da UEX). O IPCB afirma que a Federação Portuguesa de Basquetebol, os selecionadores e os atletas colaboraram sem limitações, criando todas as condições para que o processo decorresse sem qualquer incidência.
Isabella Cavalcanti, jornalista do CB Notícias.