Nesta sexta-feira, dia 18 de outubro, decorre uma Concentração pela Paz em frente ao Tribunal de Castelo Branco a partir das 17h, com o lema “Palestina Livre! | Paz no Médio Oriente!”. Organizado pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), a União de Sindicatos de Castelo Branco da CGTP-IN e a União dos Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) o evento tem como objetivo protestar contra a intensificação do conflito na Palestina e exigir uma solução pacífica para a região.
Os organizadores denunciam o agravamento da situação humanitária na Faixa de Gaza, assim como na Cisjordânia e em Jerusalém Leste, resultante das ações militares de Israel. Segundo os organizadores, a política israelita viola sistematicamente os direitos humanos do povo palestiniano e desrespeita as resoluções da ONU.
“Trata-se de uma brutal e cruel agressão, da deliberada prática do massacre, da barbárie, como instrumento de uma política que não só visa quebrar a persistente resistência e luta do povo palestiniano pela concretização dos seus inalienáveis e legítimos direitos nacionais, como colocar de novo a população palestiniana perante a morte e a violência ou a expulsão das suas casas e terras”, descreveu o comunicado da União dos Sindicatos de Castelo Branco.
Os manifestantes exigem um cessar-fogo imediato e duradouro, além de uma solução política que garanta a “a criação de um Estado da Palestina soberano e independente, com as fronteiras de 1967 e Jerusalém Leste como capital”. “A paz só será possível com justiça para o povo palestiniano, o respeito pelo direito internacional e a concretização de uma solução política através do cumprimento das resoluções da ONU”, afirmam em comunicado.
O evento busca mobilizar a sociedade civil para a causa palestiniana e pressionar os governos a adotarem medidas concretas para a promoção da paz na região. As entidades organizadoras convidam outras organizações a se juntarem ao desfile.
